Redução de Danos como Atenção à Saúde e Qualidade de Vida Centro de Convivência 'É de Lei', de São Paulo, Masculinidades e Prevenção - Prevenção das DST/Aids para Homens que Fazem Sexo com Mulheres, de Santo André (SP), e Protagonismo Juvenil na Luta contra Aids, de Vitória da Conquista (BA) foram os vencedores da segunda edição do Prêmio Aids Saúde Brasil, que auxilia na visibilidade das ações e no reconhecimento aos projetos sociais de prevenção e ajuda na melhoria de qualidade de vida de quem vive com o HIV/Aids.
"Cidadania se faz com união, esforço e educação. E as ONGs têm provado isso no Brasil, e principalmente as organizações que trabalham com HIV/Aids. Quando criamos o Prêmio Aids Saúde Brasil, percebemos que a mobilização nesta área é muito grande. Existem projetos excelentes e a comissão julgadora teve um trabalho árduo para julgar as propostas enviadas. O Prêmio muito mais que premiar financeiramente, é importante para o intercâmbio entre as organizações. Existem trabalhos que começaram no Sul e hoje foram multiplicados no Nordeste. Daí a importância fundamental deste Prêmio", comentou Gilnei Rodrigues, diretor geral da Aguilla Saúde Brasil, organizadora do 2º Prêmio Aids&Responsabilidade Social Saúde Brasil.
Nesta edição, foram reveladas campanhas preventivas e de fortalecimento de ações por parte de ONGs e associações de pacientes em várias regiões do país que se empenham em ajudar a incluir e a reintegrar o portador de HIV/Aids no convívio da família, da comunidade e no trabalho.
Além de premiar os projetos vencedores, na cerimônia foram feitas algumas homenagens, como para o ex-ministro da Saúde e atual Prefeito de São Paulo, José Serra, representado pela secretária Municipal da Saúde, Cristina Cury , em função de sua atuação na questão do acesso a medicamentos.
Outra homenagem valorizou uma das instituições mais antigas no atendimento a portadores de doenças infecciosas: o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que está completando 125 anos e é referência internacional ao participar no combate e tratamento em todas grandes epidemias. E atua de forma competente e dedicada desde o início da década de 80, com o surgimento dos primeiros casos de Aids, para enfrentar este grande desafio. "Nós somos referência na América Latina e principalmente na situação Aids. Esta homenagem é merecida e importante, assim como a existência deste Prêmio", enfatizou o médico Sebastião André de Felice, diretor técnico do departamento de saúde do Instituto.
Outra merecida homenagem foi dirigida ao médico infectologista David Uip, uma das maiores autoridades brasileiras no tratamento da Aids. E, desde 2003, ele coordena uma equipe de médicos brasileiros que ajudam o governo angolano a combater a proliferação acelerada do vírus na população de Angola, África.
A premiação teve a presença e participação de representantes dos dez trabalhos finalistas, o que possibilitou um intercâmbio importante de conhecimento e experiências. Diversas autoridades também prestigiaram o evento, dentre os presentes, estavam Maria Cristina Abatte, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Maria Clara Gianna e João Bosco Alves de Souza, do Programa Estadual de DST/Aids, Rubens Duda, do Programa Nacional de DST/Aids, Cléa Leoni, presidente da Sociedade Paulista de Pediatria, Luis Nunes, da Associação Paulista de Medicina, Jorge Harada, secretário Municipal do Embu e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Padre Julio Lancelloti, da Casa Vida, e Pérola Grinberg Plapler, presidente da Sociedade Paulista de Medicina Física e Reabilitação, além da presença de outras importantes autoridades.
Vencedores
Masculinidades e Prevenção - Prevenção das DST/Aids para Homens que Fazem Sexo com Mulheres - Centro de Educação para a Saúde (CES) - Santo André (SP)
C