A decoupage, conhecida como a arte de revestir com gravuras, há tempos ganhou o tecido como matéria-prima. Usando os produtos adequados é possível customizar as mais variadas peças mesclando as técnicas da decoupage com diversos tipos de tecido, seja chita, algodão, brim, entre outros. Por outro lado, a chita, que antes era usada somente para confecção e decoração de peças em festas típicas, conquistou mais espaço entre os artesãos e hoje se faz presente em boa parte das casas brasileiras.
Para mostrar as diversas funcionalidades dessa antiga técnica de artesanato usando a chita como matéria-prima, Edna Zerbeto, artesã e colaboradora da Mercur criou uma luminária para cozinha customizada com chita. Confira abaixo as etapas da transformação da peça. Mais informações e dicas de passos a passo estão disponíveis no site www.mercur.com.br.
Decoupage com tecido Luminária com Chita
Material:
- 1 tigela de plástico transparente
- 30cm de chita de algodão
- Cola extra para artesanato Mercur
- Goma laca Mercur (solúvel em álcool)
- Pincel de cerdas
- Lixa 180 granas
- Tesoura
Modo de fazer:
1- Meça o tecido de forma a envolver a peça de plástico. Se houver necessidade, corte e faça emenda para completar.
2- Passe a Cola extra para artesanato Mercur em camada farta em parte da superfície onde será colado o tecido.
3- Cole o tecido. Sempre estique o tecido no momento em que estiver colando para evitar rugas.
4- Aplique novamente uma demão de cola sobre o tecido colado na tigela plástica.
5- Deixe secar por 6 horas. Lixe as bordas com a lixa envolta em um pedaço de madeira até cortar o tecido.
6- Passe a Goma Laca Mercur em toda a superfície colada. Deixe secar por duas horas.
Material para a montagem elétrica:
150cm de cabo roliço branco
Plafon com garra para teto
1 tampa de plástico de desodorante
1 tampa de plástico de qualquer pote para complementar (deverá caber no fundo da tigela)
Chave de fenda
Modo de fazer:
Com a ponta de uma tesoura faça um furo central no fundo da tigela, na tampa do pote e na tampa do desodorante. Passe os cabos e monte o soquete. Se tiver dúvidas peça ajuda a um eletricista.