Enviar

Alcoa Está Entre as 100 Empresas Mais Sustentáveis

Publicado em 17.08.2010 por Pauta Social

A Alcoa está entre as 100 empresas mais positivamente citadas em 2009 pelas revistas semanais e especializadas em economia e negócios segundo a revista Imprensa, publicada pela Imprensa Editorial (Agosto de 2010).

Na categoria Comunidade a Alcoa ficou em primeiro lugar, com 26.518 pontos de centimetragem ponderada, índice que atribui um valor real ao conteúdo. São observados alcance da matéria, localização no veículo, credibilidade e conteúdo positivo ou negativo. Nesse ranking a Alcoa foi seguida pela IBM (17.782), Coca-Cola (12.510), Agropalma (10.646), entre outros.

No segmento Siderurgia e Metalurgia, a Alcoa aparece em segundo lugar, com 38.980 pontos de centimetragem ponderada, ficando atrás apenas da Usiminas (69.525). Está à frente de companhias como Arcelor Mittal, Brasilata e Tecsis. Pelo ranking geral das empresas, que abrange companhias nacionais e multinacionais que atuam no Brasil, a Alcoa ficou em 11º lugar, à frente de empresas como Bradesco, Petrobras, Itaú, Embraer, Votorantim, General Motors, Fiat, HP, Ambev, entre outras. 

As Empresas Mais Sustentáveis Segundo a Mídia, realizada pela Mídia B (agência de comunicação nacional especializada em auditoria de imagem), teve por objetivo analisar a cobertura jornalística do setor empresarial durante 2009. Foram avaliadas 300 revistas de nove títulos diferentes. Além da análise das publicações especializadas em economia e finanças Época Negócios, Exame, IstoÉ Dinheiro e América Economia, foram também consultadas as semanais Veja, IstoÉ, Carta Capital e Época.

As reportagens incluindo o tema sustentabilidade englobam ações das companhias em meio ambiente, relações com stakeholders e transparência. Foram consideradas todas as menções a empresas relacionadas ao tema, seja em reportagens, notas, artigos, editoriais ou imagens, publicados nas revistas citadas. A pesquisa aferiu o desempenho na imprensa de 613 empresas.

A Alcoa e seus funcionários podem atuar de duas formas na comunidade: por meio de um projeto ou de uma ação comunitária. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, bem-estar social, saneamento básico, esporte e utilidade pública. Em 2009 o total de recursos destinados pela Alcoa, Instituto Alcoa e Alcoa Foundation foi de R$ 5,1 milhões, distribuídos em doações pontuais, projetos comunitários e programas de voluntariado.

Desde 1995 essas doações já somam cerca de R$ 92 milhões, em 1850 projetos comunitários, totalizando mais de um milhão de horas de trabalho voluntário. Apenas em 2009 foram beneficiadas 882 mil pessoas, em 31 municípios brasileiros.

Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções.

A Companhia possui 63 mil funcionários em 31países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Nesse ano, incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro.

Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Páginas relacionadas

Apesar da crise, número de empresas cresceu mais em 2009

Publicado em 14.09.2011 por Agência Brasil

Alcoa Patrocina Conferência Internacional Ethos 2009

Publicado em 15.06.2009 por Pauta Social

Expectativas para 2009: Como Enfrentar a Crise Mundial

Publicado em 23.01.2009 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 17.08.2010 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade