Enviar

Associação Piauiense de Hip Hop é um dos mais de 200 Pontos de Cultura

Publicado em 28.07.2005 por Agência Brasil

Spensy Pimentel

Enviado especial


Teresina A Associação Piauiense de Hip Hop é uma das 242 entidades do país que já fazem parte do programa Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura. O programa visa apoiar com patrocínio e equipamentos associações ou grupos da sociedade civil que já desenvolvem atividades culturais especialmente junto a comunidades ou segmentos sociais carentes.

A atual sede da associação, num bairro pobre da periferia da capital do Piauí, também serve de palco para o 1o Encontro de Conhecimentos Livres dos Pontos de Cultura do Nordeste, evento que reúne representantes de 16 pontos de cultura da região, além de parte do Centro-Oeste e do Sudeste, em torno de oficinas de capacitação para o uso de equipamentos digitais e para atividades vinculadas a práticas culturais, como xilogravura, serigrafia e confecção de instrumentos musicais.

Segundo os coordenadores da associação, Gil BV, a sede foi constituída no ano passado, em um antigo prédio da Secretaria de Educação do estado, abandonado havia dez anos. Os jovens do movimento Hip Hop ocuparam o prédio até conseguir sua cessão. Agora, já com autorização oficial, permanecem no espaço e tentam ganhar o direito de utilizá-lo indefinidamente. O prédio outrora abandonado ganhou colorido dos grafites e a presença constante de cerca de 400 jovens que freqüentam oficinas de break (dança típica do Hip Hop), grafite (pintura com spray em muros e outros espaços), rap, DJ'ing (arte de fazer música com toca-discos de vinil), MC'ing (arte de cantar rap), serigrafia e karatê para crianças.

Grupos de música regional e de rap e outros gêneros de música negra também estão utilizando o espaço, que dispõe de estúdio de gravação e sala para ensaio. O equipamento de serigrafia é utilizado por ex-alunos do curso que montaram uma cooperativa. As salas de aula também servem para um curso pré-vestibular aos fins de semana. E a expectativa é a de que a freqüência aumente ainda mais com os cerca de 40 computadores reciclados que chegaram esta semana, doados pelo Banco do Brasil. Junto com a conexão via satélite à internet fornecida pelo programa Gesac, do Ministério das Comunicações, o equipamento vai formar um telecentro para atender toda a comunidade ao redor do centro.

Para sustentar todo esse aparato, os jovens do movimento Hip Hop, que se articulam politicamente em Teresina desde o final dos anos 80, contam com diversos apoios públicos e privados. Entre os parceiros privados estão a norte-americana Fundação Kellogs, a ong Fase, que tem suporte do grupo musical O Rappa, do Rio de Janeiro, e os alunos de uma faculdade particular local, ligados ao grupo internacional Sife (Students in Free Enterprise, presente em 40 países). Entre organismos públicos, há convênios com o governo piauiense e com o Ministério do Trabalho e Emprego (que já concedeu 85 bolsas-trabalho para jovens atendidos pela associação, através do Consórcio Social da juventude, um projeto dentro do Primeiro Emprego), além de, agora, os ministérios da Cultura e das Comunicações, com os programas Gesac e Pontos de Cultura. Uma Organização não-governamental francesa, chamada Acajuyê, também fornece material e já realizou intercâmbios de pessoal, levando jovens à França.

Páginas relacionadas

Rede de Correspondentes Cultura Viva

Publicado em 14.08.2008 por Ministério da Cultura

Um sonho intenso

Publicado em 19.11.2009 por Ministério da Cultura

Associação dos Servidores do Ministério da Cultura

Publicado em 24.10.2007 por Ministério da Cultura

Parceria no Nordeste

Publicado em 22.06.2007 por Ministério da Cultura

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 28.07.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade