Enviar

Banco Mercedes-Benz dá Início ao Projeto Inclusão Digital

Publicado em 23.11.2005 por Pauta Social

Treinar jovens carentes de uma comunidade da cidade de São Paulo para o mercado de trabalho é o principal objetivo do novo projeto do Banco Mercedes-Benz. O programa Inclusão Digital ensinará a 12 adolescentes de baixa renda conhecimentos básicos em informática.

Com idades entre 14 e 17 anos, os alunos terão aulas de introdução ao Windows, Word, Excel, PowerPoint e internet. "Para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, é imprescindível saber utilizar um computador. Estamos criando oportunidade para que alguns jovens tenham contato com esta tecnologia", comenta Sueli Dantas dos Santos, gerente de Crédito de Clientes Especiais e Concessionários do Banco Mercedes-Benz.

O projeto, realizado em parceria com a empresa Impacta Tecnologia, teve início em outubro deste ano e previsão de duração de seis meses, dependendo do rendimento dos alunos. As aulas acontecem duas vezes por semana, no próprio Banco Mercedes-Benz, e serão ministradas por funcionários voluntários da instituição. Foi feito um treinamento com os colaboradores do Banco para que eles pudessem aplicar o curso.

O Banco Mercedes-Benz, além do treinamento, disponibiliza transporte para buscar e levar os adolescentes e almoço nos dias do curso. Os alunos foram selecionados em duas comunidades próximas: Peinha e Monte Azul. Os critérios adotados para escolha dos jovens foram faixa etária (de 14 a 17 anos) e rendimento escolar.

"Além de aprender uma importante ferramenta para seu futuro profissional, estes jovens poderão vivenciar o dia-a-dia de uma empresa e conhecer de perto como funciona um ambiente de trabalho", enfatiza Sueli. Os dois adolescentes que mais se destacarem durante o treinamento serão incluídos em outro projeto social do Banco, o Menor Aprendiz.

Com a conclusão do treinamento também serão doados microcomputadores, usados pelo Banco Mercedes-Benz, para a comunidade de Peinha. "Esta doação visa a proporcionar continuidade no acesso à informática, assim como permitir que estes jovens se tornem multiplicadores de conhecimento. Queremos que este projeto tenha continuidade e beneficie outros jovens, além dos 12 que estamos treinando", complementa a gerente.

Participação ativa

O apoio dos colaboradores da empresa vem sendo fundamental para o sucesso do programa de responsabilidade social do Banco Mercedes-Benz. O projeto Inclusão Digital é prova disto e, da concepção até a realização, contou com a participação ativa dos funcionários do Banco.

O Banco Mercedes-Benz conta com mais dois projetos sociais: Grupo de Voluntários e o Menor Aprendiz. O Grupo de Voluntários é formado por funcionários do Banco Mercedes-Benz e tem o objetivo de desenvolver iniciativas que promovam a auto-suficiência das organizações sociais atendidas.

Já o Menor Aprendiz, por meio de uma lei do Governo Federal, capacita adolescentes de 14 a 18 anos em técnicas comportamentais, procedimentos organizacionais, idiomas e experiência prática.

Mais do que auxiliar financeiramente instituições beneficentes e comunidades carentes, o Banco Mercedes-Benz privilegia projetos que influenciem o futuro destas pessoas. "O projeto Inclusão Digital dará a estes jovens algo que ninguém poderá lhes tirar: conhecimento", finaliza Michael Kempa, presidente do Banco Mercedes-Benz.

O Banco Mercedes-Benz

O Banco Mercedes-Benz atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e vans). Possui representantes regionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre e tem sede em São Paulo, no Centro Empresarial. No total, emprega 250 funcionários e atende aproximadamente 200 concessionários da marca. Em nove anos de atuação no Brasil, o Banco Mercedes-Benz alcançou uma carteira de R$ 2,6 bilhões, com mais de 21 mil contratos ativos e mais de 47 mil unidades financiadas.

Páginas relacionadas

Mercedes-Benz Forma 1ª Turma do Projeto Inclusão Digital

Publicado em 01.06.2006 por Pauta Social

Formatura da Segunda Turma do Programa Inclusão Digital

Publicado em 25.09.2007 por Pauta Social

Banco Mercedes-Benz Realiza Ação de Natal em Entidades

Publicado em 03.01.2006 por Pauta Social

Banco Mercedes-Benz Reforça Responsabilidade Social

Publicado em 03.10.2006 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 23.11.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade