Enviar

Brasil terá mais cinco museus nacionais

Publicado em 01.03.2003 por Agência Brasil

Brasília, 1º/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cinco novos museus nacionais serão criados em cidades onde se desenvolvem ações do Monumenta, programa executado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os museus a serem construídos são: Museu do Barroco, em Congonhas do Campo (MG), Museu Aleijadinho, em Ouro Preto (MG), Museu Antropológico e Arqueológico do Pantanal, em Corumbá (MS), Museu da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador (BA), e Museu do Rio São Francisco, em Penedo (AL).

Segundo o coordenador-geral do Programa Monumenta, o arquiteto Marcelo Carvalho Ferraz, os museus serão concebidos levando-se em conta aspectos de modernidade e agilidade. Ele ressaltou a questão da importância da descentralização cultural. "Fora do eixo Rio-São Paulo, os museus a serem instalados serão muito qualificados", disse o coordenador.

No mês de abril, em Congonhas, haverá um seminário em torno da conservação das esculturas em pedra. O Museu do Barroco incluirá o funcionamento de um centro de estudo sobre a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho nas estátuas dos 12 Profetas, que se encontram no Santurário de Bom Jesus do Matosinhos.

O Monumenta irá apoiar a identificação de parcerias na captação de recursos para a implantação destes museus, bem como recuperar os edifícios que se encontram na área do Programa. (RE)

Páginas relacionadas

Programa Cultura e Pensamento

Publicado em 06.11.2009 por Ministério da Cultura

Pontos de Memória

Publicado em 03.02.2009 por Ministério da Cultura

Agenda Social

Publicado em 21.01.2009 por Ministério da Cultura

Edital Ação Griô, do Programa Cultura Viva

Publicado em 06.06.2007 por Ministério da Cultura

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 01.03.2003 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade