Brasília - A segunda edição do encontro Vozes Jovens será realizada em Brasília a partir de hoje (21) até quarta-feira (23). A abertura será às 9 horas na sede da Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), com a presença da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, e do secretário nacional de Juventude, Beto Cury.
Mais de 100 jovens de todo o país, representantes da multiplicidade de raças que compõem o brasileiro - negros, índios, brancos e mestiços - vão participar do encontro. Também serão representados os portadores de deficiência, moradores do campo e da cidade, quilombolas e ribeirinhos.
Vozes Jovens é um foro de debates privilegiado, na medida em que promove o respeito às diferenças, a experiência da diversidade sócio-cultural e a abertura de novas possibilidades de parceria. Nele, o compartilhamento de recursos e informações e a criação de espaços juvenis de participação é uma preocupação central.
Do encontro deverá resultar um plano de ação, a ser executado nos próximos 12 meses, em benefício da população jovem brasileira, estimada em 34 milhões de pessoas. O Vozes Jovens 2 é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude e do Banco Mundial e conta com o apoio de dez agências das Nações Unidas no Brasil. O projeto elaborado pelos jovens terá como ponto de partida o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA), os nove desafios formulados pelo Grupo Interministerial de Políticas de Juventude e as Metas de Desenvolvimento do Milênio lançadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).