Enviar

Caixa Premia os dez Melhores Projetos em Gestão Local

Publicado em 21.11.2005 por Pauta Social

A Caixa Econômica Federal anuncia na próxima terça-feira (22) os dez vencedores do Prêmio Melhores Práticas - edição 2005/2006. Os projetos receberão Troféu e Certificado do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local , além de R$ 25.000 que serão aplicados na execução de um trabalho técnico "estudo de caso" ou ainda na melhoria da prática premiada.

A cerimônia de premiação terá a participação do consultor especial para Planejamento Estratégico do Habitat/ONU, Nicholas You, e será realizada no Espaço da Corte, em Brasília, das 9h às 13h.

Os dez vencedores serão inscritos no Concurso Internacional de Dubai de 2006, realizado pelo programa Habitat da ONU e patrocinado pela pelos Emirados Árabes. A Caixa vai realizar a produção da documentação e material de divulgação necessários à participação da Prática, conforme a orientação do Habitat - Nações Unidas e especificação do concurso, na versão em inglês. Este prêmio internacional prevê a distribuição de US$ 300.000 para as dez Melhores Práticas do Mundo, classificadas segundo os critérios estabelecidos pelo Habitat - Nações Unidas.

Desde 1999, 12 projetos da Caixa inscritos no Concurso de Dubai foram selecionados entre os cem melhores do mundo, destes, quatro práticas ficaram entre as 40 melhores. Em 2002, o projeto Sacudara - Programa Santo André Mais Igual, recebeu o primeiro lugar da premiação.

A prática 100 Dimensão, do Distrito Federal, premiada pela Caixa em 2003, também recebeu reconhecimento internacional recentemente. O projeto ficou entre as 17 finalistas do Prêmio Medellín, promovido pela Fundação Habitat Colômbia, o Foro Ibero-americano do Caribe e a Prefeitura de Medellín, Colômbia, no mês passado. A prática concorreu com outras 162 de 14 países latino-americanos.

Em solo nacional, os projetos selecionados pela Caixa também têm recebido reconhecimento. A WWF Brasil, renomada organização não-governamental que atua em defesa da preservação ambiental, divulgou dia 14 de novembro o resultado da mostra "Água para a Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento Ambiental", dentro do Programa Água Viva, iniciada abril. De um total de 47 projetos inscritos, 15 foram selecionados na mostra para compor uma publicação que será distribuída para prestadores de serviços de saneamento, secretarias de meio ambiente e organizações não governamentais, que atuam no setor em todo o país. Das cinco práticas inscritas pela Caixa, duas ficaram entre as 15 selecionadas pela WWF, entre experiências de saneamento ambiental do concurso.

Seleção Melhores Práticas

Os vencedores foram selecionados entre 20 finalistas nos dias 27 e 28 de outubro por um júri composto com 13 profissionais, representantes do setor público, privado e da sociedade civil. Até agora não foi revelado as práticas vencedoras.

Em sua quarta edição, o prêmio da Caixa recebeu a inscrição de 176 projetos de 20 Estados brasileiros. Os trabalhos envolvem ações e programas em que a Caixa é parceira financiando, repassando ou prestando apoio técnico/institucional.

A diversidade dos projetos inscritos proporcionou o conhecimento da riqueza das ações desenvolvidas pelo país e compor um banco de experiências de grande valor. São práticas em regiões de fronteira, em áreas urbanas e rurais. São experiências variadas que demonstram as especificidades do Brasil, a atuação diversificada da Caixa no cumprimento da sua missão social e como a união de diferentes atores sociais, em prol de objetivos comuns e coletivos, para a melhoria dos assentamentos humanos e da qualidade de vida.

Os critérios de avaliação examinaram principalmente os destaques em parceria, sustentabilidade, impacto, liderança e fortalecimento da comunidade, gênero e inclusão social. Foram analisados ainda a inovação no contexto local, compreendendo ações relacionadas à Erradicação d

Páginas relacionadas

Prêmio von Martius de Sustentabilidade tem 12 Finalistas

Publicado em 29.10.2008 por Pauta Social

Abertas Inscrições para top de rh ADVB 2006

Publicado em 07.06.2006 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 21.11.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade