Enviar

Câmara Americana de Comércio Entrega Prêmio de Cidadania

Publicado em 20.05.2004 por Pauta Social

O Prêmio ECO, promovido anualmente pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), reconhece projetos realizados ou apoiados por empresas privadas de qualquer porte, ou suas Fundações e Associações em todo o Brasil. Os projetos devem ter caráter público, serem independentes de interesses comerciais privados e terem, pelo menos, um ano de execução. São cinco categorias: Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Participação Comunitária.

"Quando foi instituído, o prêmio era pautado pela visão filantrópica. Com o tempo, seus conceitos amadureceram e passaram a focar ações corporativas mais amplas, capazes de se multiplicar", conta Solange Mata Machado, diretora-executiva da Amcham.

Nesse contexto, o Prêmio ECO, que conta hoje com a parceria dos institutos Ethos de Responsabilidade Social e Akatu de Consumo Consciente, tem o papel de educar e mobilizar. Foca na disseminação de uma nova cultura de responsabilidade social, alimentada pela postura mais consciente dos empresários, da sociedade e do governo. "Somos um palco de análise dos grandes temas mundiais em discussão, como ecologia, miséria ou inclusão digital", diz Solange.

Em 2003, os premiados foram: Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira - Programa de Educação afetivo-sexual (Saúde); Natura - Projeto Biodiversidade Brasil Natura (Meio Ambiente), Rumos Itaú Cultural - Instituto Itaú (Cultura), Nosso Lixo Tem Futuro - Albras Alumínio Brasileiro (Participação Comunitária), Prêmio Escrevendo o Futuro - Fundação Itaú Social (Educação).

Este ano, a Amcham, por meio de uma taxa de inscrição com valor diferenciado, busca incentivar a participação de pequenas e médias empresas que tenham projetos sociais. A participação é uma oportunidade de compartilhar experiências, agregar visibilidade e dar credibilidade aos seus projetos. Outro desafio dos organizadores é aumentar o fluxo de inscrições de todo o Brasil. "Apesar de sabermos que há ótimas iniciativas de cidadania empresarial em regiões como o Nordeste, estimamos que 90% das inscrições no prêmio sejam de empresas dos Estados do Sudeste e Sul", afirma Solange.

As inscrições se encerram em 15 de junho. Os interessados em participar podem obter mais informações no site www.amcham.com.br, link Eco 2004, ou com Elaine Pimenta e Daniela Aiach, pelos telefones (11) 5180-3908 e 5180-3904).

Sobre o Prêmio ECO

O Prêmio ECO (Empresa-Comunidade) é reconhecido pelo pioneirismo no incentivo à cidadania empresarial no Brasil. Criado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) em 1982, época em que o tema era novo por aqui mas já despontava nos EUA, sua missão é reconhecer e promover nacionalmente projetos sociais desenvolvidos por empresas privadas.

Em seus 22 anos de história, contabiliza 1.442 empresas participantes, 1.727 projetos inscritos, 123 projetos vencedores e US$ 2,6 bilhões de investimentos em suas cinco áreas de atuação.

Sobre a Amcham-SP

Fundada em 1919, maior entidade bilateral brasileira e maior câmara americana de comércio fora dos Estados Unidos, organização sem fins lucrativos, independente dos governos brasileiro e norte-americano, a Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham-SP)

reúne cerca de 5.500 sócios, entre pequenas, médias e grandes empresas. Além da Grande São Paulo, está presente em Minas Gerais (Belo Horizonte), Distrito Federal (Brasília), Campinas, Paraná (Curitiba), Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e Pernambuco (Recife).

As empresas associadas atuam em todas as áreas da economia e empregam 1,6 milhão de trabalhadores. Do total de companhias sócias, 75% são brasileiras, 15% americanas e o restante de outras nacionalidades. >

Páginas relacionadas

Instituto Sadia Ganha Prêmio Brasil Ambiental

Publicado em 04.07.2005 por Pauta Social

Lixo que Reduz Conta de luz Ganha Prêmio

Publicado em 29.09.2008 por Pauta Social

Conflito EUA-Iraque preocupa Câmara de Comércio Americana

Publicado em 21.02.2003 por Agência Brasil

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 20.05.2004 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade