A equipe do Canal Saúde coloca o pé na estrada e mostra na região Centro-Oeste o Fome de Letras, projeto de alfabetização de jovens e adultos que também promove a segurança alimentar. Na Região Sul, a saúde chega na casa das pessoas pelas ondas do rádio. Confira no próximo sábado (1º), às 9h, na TVE-RJ. Na internet e na parabólica, o programa vai ao ar no dia 4, às 12h05.
No município de Padre Bernardo, a cerca de 140 quilômetros de Brasília, 500 famílias enfrentam a vegetação de cerrado e o clima seco para tirar o sustento da terra e lutar por cidadania. O apoio vem por meio do projeto Fome de Letras, criado há três anos pela Associação Brasileira de Nutrição, feito em parceria com a diretoria regional da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Hortas coletivas com produção orgânica começam a surgir nos acampamentos. Conheça dona Chiquinha, que no auge dos 55 anos aprendeu a ler e escrever. "A pessoa que não sabe ler e escrever é cega. Cega dos olhos abertos".
A união de uma comunidade construindo a sua história. A repórter Letícia Hess mostra ainda o fenômeno das "ratadas", que acontece a cada 30 anos e atinge principalmente a população de áreas rurais nas proximidades dos Taquarais. Os ratos transmitem a hantavirose, que pode matar.
Já a Rádio Saúde, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, veicula informações sobre cuidados e serviços da Saúde em 21 emissoras de rádio do Estado e fala com sete rádios parceiras por dia. Em breve, os ouvintes da Rádio Saúde também poderão acompanhar uma rádio-novela.
Acesso a outros programas
O programa Canal Saúde faz parte de um projeto, de mesmo nome, formado por oito programas de produção própria e cinco captados através de parcerias, todos voltados para assuntos relacionados às políticas públicas em saúde, ciência & tecnologia, comportamento, serviço, meio ambiente, qualidade de vida e atualização profissional. Conheça o projeto no site www.canalsaude.fiocruz.br.
Assista aos programas na polarização horizontal - freqüência 3.910 Ghz ou 1.240 Mhz (Embratel). Caso você tenha dificuldades em sintonizar o Canal Saúde ou queira obter outras informações sobre a programação, ligue para o Serviço de Atendimento ao Telespectador (SAT) - 0800-7018122. Canal Saúde é um projeto permanente da Fundação Oswaldo Cruz.