Enviar

Carta Aberta à Sociedade

Publicado em 10.06.2010 por Ministério da Cultura

Representantes de 43 comunidades quilombolas brasileiras, reunidos no I Encontro Nacional de Turismo em Comunidade Quilombola, em Registro (SP), elaboraram uma carta aberta à sociedade

em Defesa ao Decreto 4.887/2003

O Decreto, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, certificação, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas está ameaçado pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 3.239, proposta em 2004 pelo Partido Democratas (DEM) e que deve ser votada em breve sem audiência pública, como ocorreu para discutir ações afirmativas, células-tronco e anencefalia. A certificação é feita pela Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, que até o momento já certificou 1482 comunidades remanescentes de quilombos.-

O Decreto foi criado para regulamentar o Artigo 68 da Constituição, que garante aos quilombolas a regularização de uma ocupação territorial histórica. O DEM, que também é contra as cotas, questiona o critério de autodeclaração para identificar os remanescentes e quer que a regulamentação do artigo passe pelo Congresso Nacional.

O I Encontro Nacional de Turismo em Comunidade Quilombola, que acontece até esta quinta-feira, dia 10, no município de Registro, no Vale do Ribeira (SP), é fruto de uma parceria entre os Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Educação, Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, da  Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Instituto Socioambiental (ISA), com o apoio do Sebrae-SP, Instituto de Terras do Estado de São Paulo e da Prefeitura da cidade. O objetivo do encontro é estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável, do ponto de vista da valorização e do fortalecimento da cultura quilombola e de seus produtos específicos, para divulgar, preservar e conservar o seu patrimônio.

Comunidades Quilombolas.

Mais informações: (61) 3424-0166, na Ascom FCP/MinC.

Páginas relacionadas

Encontro Nacional de Sementes

Publicado em 06.07.2011 por Pauta Social

9º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Publicado em 29.05.2007 por Pauta Social

12° Encontro Nacional de Jongueiros

Publicado em 28.03.2008 por Pauta Social

Comunidades Quilombolas

Publicado em 07.06.2010 por Ministério da Cultura

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Ministério da Cultura em 10.06.2010 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade