Enviar

CEF estuda utilizar recursos privados para viabilizar saneamento no país

Publicado em 17.08.2004 por Agência Brasil

Marina Domingos

Repórter da Agência Brasil


Salvador - O vice-presidente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Aser

Cortines, disse nesta terça-feira que o banco estatal está estudando utilizar recursos privados para viabilizar investimentos nas empresas públicas de saneamento básico no Brasil. "O grande desafio que temos, hoje, no país é descobrir como trazer mais dinheiro. Porque o dinheiro que a gente tem não é suficiente para o nível de investimento que a gente precisa", disse ele,

durante o Seminário "Financiando Serviços de Água e Esgotos no Cone Sul: Desafios, Opções e Limitações".

De acordo com Cortines, a Caixa estuda utilizar capital privado de duas formas: oferecendo "modelagem privada" à operação e captando recursos privados externos. O processo de modelagem privada se daria com a contratação de serviços de empresas privadas pelas empresas de saneamento públicas, sendo que o pagamento da empresa privada ficaria a cargo da Caixa. Já a captação de recursos seria realizada diretamente a partir de fundos privados ou bancos privados, inclusive no exterior.

"Estamos estudando essas possibilidades em duas companhias: Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) e na Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo)", revelou o vice-presidente.

Segundo ele, em 2004, a Caixa está repassando cerca de R$ 2 bilhões em investimentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Tesouro Nacional em todo país. Os recursos são repassados de acordo com o orçamento de cada Estado e a prioridade é definida pelo Ministério das Cidades, que analisa as regiões onde há necessidade de mais investimentos.

(Marina Domingos)

Páginas relacionadas

Reconhecimento do MinC

Publicado em 02.06.2009 por Ministério da Cultura

Desempenho do BNDES confirma retomada dos investimentos no país

Publicado em 30.09.2009 por Agência Brasil

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 17.08.2004 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade