Enviar

Centro que levará cultura audiovisual a favelas do Rio é mais um Ponto de Cultura

Publicado em 28.08.2005 por Agência Brasil

Alessandra Bastos

Repórter da Agência Brasil


Brasília - Cerca de 200 crianças e adolescentes de 24 favelas da região do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, vão participar de atividades educativas e ter aulas de roteiro, produção visual, e edição de vídeos. Vargem Grande (bairro próximo ao Recreio) vai, a partir de agora, abrigar o novo Centro de Audiovisual do Rio de Janeiro, que é o mais novo Ponto de Cultura, inaugurado nesta semana pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O Ponto de Cultura do Centro Integrado de Desenvolvimento Social (CIDS) também vai oferecer aulas de informática, capoeira, música e oficinas de teatro e fotografia. "Vim em nome do Ministério da Cultura pingar mais uma gotinha nesse maravilhoso pote das iniciativas culturais, educacionais e culturais, que são os Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil ", disse o ministro Gil, durante a inauguração.

Vários artistas vão desempenhar atividades educacionais, como os produtores Hermano Vianna, que dará aula de Roteiro, Chico Neves, de Produção Visual, e André Pinto, de edição e editoração de vídeos.

O CIDS é uma das 242 entidades do país que fazem parte até agora do programa Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura. O programa visa apoiar com patrocínio e equipamentos associações ou grupos da sociedade civil que já desenvolvem atividades culturais especialmente junto a comunidades ou segmentos sociais carentes. O objetivo é criar um rede horizontal de articulação e disseminação de iniciativas criadoras e fazer dos pontos mediadores na relação entre Estado e sociedade.

Com informações do Ministério da Cultura.(Alessandra Bastos)

Páginas relacionadas

A Cultura no Centro da Agenda do País

Publicado em 15.06.2009 por Ministério da Cultura

Secretários de Cultura do centro-oeste se reúnem em Campo Grande

Publicado em 22.05.2003 por Agência Brasil

Mais Cultura nas Aldeias

Publicado em 15.07.2009 por Ministério da Cultura

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 28.08.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade