Prevista para acontecer de 27 a 30 de abril deste ano, a I Conferência Nacional de Juventude mobiliza várias cidades brasileiras. Acontece desde a última quarta-feira, 6 e vai até esta quinta-feira, 7, no município de Feira de Santana (interior da Bahia) a 1ª Conferência Municipal de Políticas de Juventude; nesta quinta-feira, 7, é a vez do município de Embu das Artes (interior de São Paulo) realizar a sua. Todas estas conferências acontecem como etapas preparatórias para a nacional, que pretende reunir milhares de jovens de todo o país, em Brasília.
"Trabalho, sexualidade, política, drogas, educação. Esses são só alguns dos assuntos que rodeiam a vida, principalmente da juventude, e que não têm recebido grande atenção. Por conta desse tratamento superficial, os jovens não desfrutaram de políticas públicas pensadas e feitas para e, principalmente, por eles e elas", assim se anuncia a convocatória para o encontro baiano, que acontecerá no Colégio Luis Eduardo Magalhães.
Seguindo o mesmo tom, o encontro do interior de São Paulo também quer concentrar todas as atividades para o esclarecimento da juventude em torno das políticas públicas. "O objetivo principal do evento é a mobilização da juventude para a definição das prioridades para as políticas públicas de juventude e a eleição dos delegados para a etapa nacional da Conferência, marcada para 27 a 30 de abril em Brasília", afirmam os organizadores.
Informações sobre o calendário das conferências municipais em www.juventude.gov.br.