Enviar

Consulado da Mulher Seleciona Novos Empreendimentos Populares

Publicado em 01.06.2010 por Pauta Social

O Programa Usinas do Trabalho, iniciativa do Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, selecionou, neste primeiro semestre, 17 novos empreendimentos populares. Isso significa que esses grupos de trabalho, que empregam 582 pessoas, terão assessoria para gestão do negócio e eletrodomésticos Consul, que serão utilizados como meio de produção para a geração de renda.

A maior contribuição do Consulado da Mulher para essas pessoas é o desenvolvimento dos empreendimentos com metodologia própria de gestão de negócios deste porte. Contempla ainda aspectos de gestão do meio ambiente e assessoria presencial de organizações parceiras. Para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, são produzidos relatórios periódicos com metas e pontos de melhoria para garantir sua continuidade.

Além disso, os grupos receberão em junho 42 eletrodomésticos, entre fogões, lavadoras, refrigeradores e freezers, fundamentais para a ampliação dos empreendimentos e o aumento da geração de renda dos participantes.

"Os eletrodomésticos são importantes e, por vezes, essenciais para a geração de renda das mulheres participantes desses empreendimentos, mas nosso objetivo é, principalmente, levar a essas mulheres o conhecimento e a importância da gestão do negócio, relações de trabalho, formalização / legalização do negócio, a preocupação com o meio ambiente, e sustentabilidade do empreendimento. Com isso, garantimos sua continuidade e aprimoramento diz Paulo Dalfovo Neto, coordenador do programa Usinas do Trabalho.

Das 17 novas Usinas, 12 estão localizadas na Bahia e outras cinco no Paraná. Com essas novas inclusões, o programa passa agora a beneficiar 46 iniciativas em oito estados do Brasil, com 582 beneficiados no total. A meta é atender 100 usinas e estar presente em todas as regiões do país até 2011.

Criado como uma forma de expansão do trabalho de assessoria para a geração de recursos entre mulheres de baixa renda e pouca escolaridade desenvolvido pelo Consulado da Mulher nas cidades de Joinville (SC), Rio Claro (SP), Manaus (AM) e São Paulo (SP), o programa Usinas do Trabalho beneficia iniciativas de todo o Brasil.

Para participar do programa, os empreendimentos precisam contar com o suporte de uma instituição social responsável pela assessoria presencial e acompanhamento de seu desempenho de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Consulado da Mulher.

O grande objetivo do programa é o de replicar e disseminar para outras organizações que também trabalham com o incentivo à geração de renda, a metodologia de gestão de empreendimentos populares desenvolvida pelo Consulado da Mulher, contribuindo com a melhoria da qualidade dos processos de assessoria dessas organizações e, principalmente, de seus resultados. A proposta do programa inclui meios de produção que são fornecidos pela Consul para iniciativas que, de outra forma, não teriam acesso aos equipamentos fundamentais para o desenvolvimento da produção.

Páginas relacionadas

Empreendimentos do Consulado da Mulher Faturam R$ 3,6 Milhões

Publicado em 26.11.2010 por Pauta Social

Pptem Inicia Ações de 2012 Nesta Semana

Publicado em 24.01.2012 por Pauta Social

Mostra de Trabalho do Programa Rio Jovem envolve 800 participantes

Publicado em 16.12.2002 por Agência Brasil

Consulado da Mulher Contribui para Geração de Renda

Publicado em 07.07.2010 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 01.06.2010 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade