Enviar

Cooperativa do Pará Mostra Trabalho com Madeira Certificada

Publicado em 04.11.2005 por Pauta Social

Cooperativa organizada por jovens do Vale do Jari, região que fica na divisa do Pará e Amapá, apresenta na feira Mercado Floresta, em São Paulo, artigos de madeira certificada produzidos na Escola da Madeira, que é uma das ações do Centro e Oportunidades e Potencialidades Profissionalizantes (Copp), um dos projetos da Fundação Orsa.

Com sede em Monte Dourado (PA), o Copp foi criado em 2001 e atende hoje em média 50 adolescentes de 18 a 25 anos com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento de competências e habilidades para o mundo do trabalho.

Em março deste ano, os jovens da Escola da Madeira se mobilizaram na criação da COOPNHARIN, cooperativa que os faz sócios da Orsa Florestal numa fábrica de cadeiras voltada ao mercado nacional e internacional. A matéria-prima das cadeiras e outros objetos confeccionados, como brinquedos pedagógicos, vem das sobras de madeira com certificação FSC, doadas pela Orsa Florestal, empresa que opera na maior área certificada de manejo sustentável de floresta nativa do mundo.

Também estarão expostos na feira os trabalhos do Centro de Excelência da Mulher (CEM), outro projeto da Fundação Orsa no Vale do Jari. O CEM reúne mulheres da comunidade, que produzem peças de artesanato com sementes da região. Neste ano, o projeto fez surgir a Associação de Mães Artesãs (Amarte), que organiza a produção e a venda dos artigos a partir do financiamento em forma de microcrédito oferecido pela Fundação Orsa.

Os trabalhos do Copp e do CEM estarão expostos no estande da Orsa Florestal na feira Mercado Floresta, que vai acontecer na Oca, no Parque do Ibirapuera, de 5 a 8 de novembro, das 10h às 22h. Todo o estande da Orsa Florestal será construído com material reciclável, madeira certificada e material biodegradável. Haverá ainda, para os visitantes, um sorteio de kits de madeira com brinquedos e outros artigos fabricados pelos jovens integrantes do Copp.

Páginas relacionadas

Orsa Florestal Apresenta Modelo de Manejo Sustentável

Publicado em 15.04.2008 por Pauta Social

Jovens Expõem Produtos de Madeira Certificada na Alemanha

Publicado em 08.12.2005 por Pauta Social

Ecodesigner Apresenta Objetos Sustentáveis na Pararela Gift

Publicado em 26.02.2009 por Pauta Social

Projeto Geração Aprendiz Qualifica Jovens em Suzano

Publicado em 27.07.2011 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 04.11.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade