Enviar

Costa Leite destaca surgimento de políticas compensatórias contra racismo

Publicado em 22.03.2002 por Agência Brasil

Brasília, 22(Agência Brasil ABr) O presidente do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Costa Leite, destacou hoje, no seminário "Os impactos de Durban na Superação da Discriminação Racial no Brasil", o surgimento de propostas de políticas compensatórias contra o racismo, como a que prevê o acesso dos negros à educação superior por um sistema de cotas. Na opinião do ministro, esse sistema, antes de ser mais uma forma de discriminação, construiria um elemento essencial para garantir que, ao chegarem ao mercado de trabalho, negros e brancos sejam tratados com a esperada igualdade.

O objetivo do seminário, encerrado hoje à tarde, foi avaliar a III Conferência Mundial contra Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, realizada na África do Sul, no ano passado. No encerramento, houve uma mesa de debates que contou com a participação de Tadeu Valladares, diretor do Departamento de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores; Ricardo Henriques, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e Heloísa Alves Martins, coordenadora do Fórum de Mulheres Negras do Distrito Federal.

(Heloísa Santos)

Páginas relacionadas

Câmara promove seminário sobre discriminação contra aidéticos

Publicado em 27.11.2002 por Agência Brasil

Unesco repudia atos de racismo e discriminação no Brasil

Publicado em 26.03.2004 por Agência Brasil

Campanha contra discriminação é lançada no Rio

Publicado em 21.07.2004 por Agência Brasil

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 22.03.2002 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade