Enviar

Cultura Viva e Mais Cultura

Publicado em 20.05.2009 por Ministério da Cultura

Exposição dos programas do MinC

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou da inauguração da exposição dos Programas Cultura Viva e Mais Cultura na tarde desta quarta-feira, 20 de maio, que permanecerá no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados em Brasília até o próximo dia 29. A mostra expõe ao público fotos que representam as principais ações dos programas como Escola Viva, Cultura Digital, Griôs - Educadores da Tradição Oral, Pontões de Cultura, Pontos de Mídias, entre outros.

O público também poderá acompanhar através de um monitor localizado no centro de corredor, vídeos em que secretários do Ministério da Cultura e os representantes das iniciativas empreendidas explicam os pontos principais dos programas. O espaço foi disponibilizado por iniciativa do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, deputado federal José Fernando Aparecido (PV-MG).

Deputado José Fernando Aparecido

O parlamentar afirmou que a interação entre a Câmara e o Ministério da Cultura é fundamental para que pautas importantes sejam aprovadas ao longo do ano, como a aprovação do Plano Nacional de Cultura, da Nova Lei de Incentivo à Cultura e da PEC 150 que aumenta o recurso destinado à cultura no país. Portanto, em sua visão, a exposição demonstra o intenso trabalho realizado pelo MinC e auxilia a fortalecer essa relação.

O ministro Juca Ferreira também falou da importância de intensificar esse debate entre o Executivo e o Legislativo, mas salientou que a exposição representa programas que reconhceram a importância e a diversidade cultural brasileira e potencializou as práticas culturais que são realizadas pelo povo, dando-lhes dignidade e potencializando a economia da cultura.

Ministro Juca Ferreira

“Nós não queremos fortalecer a presença do Estado na Cultura brasileira, nós queremos fortalecer o povo brasileiro através de mais cultura para ele, mais informação. A exposição que vocês irão presenciar refletem exatamente essa preocupação, pois o Programa Cultura Viva é um reconhecimento da potencialidade cultural de nosso povo e o Mais Cultura dá condições para que toda essa potencialidade possa se desenvolver”, disse o ministro. .

Secretário Célio Turino

Para o secretário da Cidadania Cultural (SCC/MinC), Célio Turino, a exposição representa um prestar de contas com os parlamentares, pois desde a apresentação dos programas no Congresso Nacional houve o acolhimento das propostas. “Nós chegamos com a proposta de olharmos para o valor simbólico da cultura e nosso modelo foi aprovado, deputados e senadores acreditaram na nossa proposta e, portanto, essa exposição demonstra o resultado dessa confiança”, disse.

Deputada Maria do Rosário

A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, deputada Maria do Rosário (PT/RS), salientou que a Casa é o lugar do povo brasileiro, portanto, é correto que o espaço abra suas portas e mostre a cara desse povo através dos programas e ações que valorizam a diversidade cultural.

Para o representante do Ponto de Cultura República do Cerrado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Vírgilio Alencar, o evento inaugurado nesta tarde é importante no sentido de que é necessário levar aos parlamentares as ações que são desenvolvidas. “É marcante um trabalho de convencimento feito com os parlamentares, pois alguns nem conhecem por não fazer parte do seu universo e já que são eles que aprovam o Orçamento da União é importante que se mostre as ações”, disse.

Secretária Silvana Meireles

Além do ministro Juca Ferreira, participaram da cerimônia de lançamento da exposição a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, deputada Maria do Rosário (PT-RS); o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, deputado José Fernando Aparecido de Oliveira; e os secretários de Cidadania Cultural (SCC/MinC), Célio Turino, responsável pelo Programa Cultura Viva, e de Articulação Institucional (SAI/MinC), Silvana Meireles, responsável pelo Programa Mais Cultura.

Leia, também, as seguintes matérias relacionada:

  • ;
  • .

(Texto: Marcos Agostinho)

(Fotos: Kleber Fragoso)

(Comunicação Social/MinC)



Páginas relacionadas

Caravana da Cidadania Cultural

Publicado em 19.08.2009 por Ministério da Cultura

Caravana da Cidadania Cultural chega a Currais Novos

Publicado em 26.08.2009 por Ministério da Cultura

Espaço Mais Cultura

Publicado em 25.05.2009 por Ministério da Cultura

Pontinhos de Cultura

Publicado em 30.09.2008 por Ministério da Cultura

Bolsistas da Ação Cultura Digital conhecem o Programa Mais Cultura

Publicado em 10.03.2009 por Ministério da Cultura

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Ministério da Cultura em 20.05.2009 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade