Enviar

Desvio de armas foi um caso isolado, diz secretário executivo do Ministério da Justiça

Publicado em 09.09.2005 por Agência Brasil

Cecília Jorge

Repórter da Agência Brasil


Brasília O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto, afirmou que o desvio de 83 armas recolhidas pela campanha do desarmamento foi um fato isolado. "Foi um fato efetivamente isolado, há todo um cuidado da Polícia Federal (PF), há uma parceria com o Exército para transporte e destruição dessas armas", disse Luiz Paulo.

As 83 armas foram recolhidas pela campanha em São Paulo. Segundo o secretário-executivo, mais de 20 delas já foram recuperadas pela Polícia Federal e serão destruídas. Uma pessoa foi presa pela PF. "Acreditamos que todo esse problema deve estar já com a solução nos próximos dias apresentada à sociedade brasileira", avalia o secretário-executivo.

Luiz Paulo Barreto explicou que as armas não são destruídas no momento da entrega porque têm que ser cadastradas. O transporte e a destruição são feitos pela PF com o apoio do Exército. "A segurança está sendo reforçada, mas foi um caso absolutamente isolado e as pessoas já estão sendo identificadas e punidas por isso", ressaltou.

Luiz Paulo disse que a campanha do desarmamento e a intensificação da apreensão de armas e do controle das fronteiras podem ter gerado o problema. "Já há uma dificuldade maior de se obter armas no Brasil", afirmou.

Além de incentivar os países vizinhos a adotar políticas de desarmamento, Luiz Paulo disse que o governo brasileiro pretende propor a proibição da venda de armas nas cidades que fazem fronteira com o Brasil. Esse assunto será discutido na reunião de ministros da Justiça do Mercosul, que ocorrerá em Montevidéu, capital uruguaia, ainda este ano.

(Cecília Jorge)

Páginas relacionadas

São Paulo comemora o Dia Internacional do Desarmamento

Publicado em 09.07.2002 por Agência Brasil

Parceria Convida para Apresentação do Programa Internethos

Publicado em 09.11.2006 por Pauta Social

Hopi Hari é Posto de Arrecadação de Livros

Publicado em 09.02.2006 por Pauta Social

São Paulo doa Mais de 91 mil Livros para Campanha da Droga Raia

Publicado em 07.04.2010 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 09.09.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade