A Fundação CEEE promove eleições para o projeto Adoção de Entidades do Fundação Solidária, programa que congrega todas as atividades de responsabilidade social da empresa. Os participantes poderão escolher uma entidade da capital e uma do Interior, são 14 entidades que abrigam idosos participando do pleito que está sendo realizado durante o mês de setembro. As eleitas receberão os recursos do fundo Adoção de Entidades pelo período de dois anos.
Nos últimos dois anos, sete entidades estavam recebendo as verbas do projeto, entre elas o Centro de Reabilitação Vita, que também atende idosos, de Porto Alegre. Com os recursos do projeto, reformamos a enfermaria, ampliando sua capacidade de atendimento, possibilitando a entrada de mais 40 pessoas abandonadas por suas famílias. Além disso, abrimos três salas de aula para a realização de cursos de caráter profissionalizante, uma contribuição imensurável, comenta o presidente da entidade, Eudócio Souza.
Segundo ele, o formato do Projeto Adoção de Entidades tem um diferencial muito positivo que é a realização de eleições periódicas, envolvendo todos os participantes da Fundação, além do controle e fiscalização da aplicação dos recursos nos projetos propostos. O Asylo de Pobres de Rio Grande, outra instituição beneficiada pelo Projeto Adoção de Entidades instalou um elevador para o transporte dos asilados e construiu uma área para armazenagem de material reciclável, fonte de renda para a instituição. Na avaliação do presidente do asilo, Renato Penna, o projeto oferece uma excepcional contribuição para as entidades, principalmente pelo foco no idoso. É o segmento mais necessitado da sociedade, justamente porque precisa de mais recursos para sobreviver, em função de doenças e necessidades especiais.
O Adoção de Entidades é um projeto do Programa Fundação Solidária, beneficiando instituições de caráter filantrópico, gerando recursos para o pagamento de despesas das entidades adotadas. As instituições são eleitas por voto direto dos participantes da Fundação CEEE. Os recursos são totalmente desvinculados dos planos de previdência administrados pela Fundação. O projeto é mantido com recursos oriundos de parcela dos prêmios do seguro, com participação da seguradora Icatu Hartford e da corretora Amauri Bueno.
A Fundação CEEE é o maior fundo de pensão do Estado, com um patrimônio superior a 3,4 bilhões. Administra planos de previdência privada dos empregados das companhias de energia elétrica do Estado do Rio Grande do Sul (CEEE, CGTEE, RGE, AES Sul), da mineradora CRM e dos associados ao SENGE-RS.