Duas empresas de Itajubá são vencedoras da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil. A consultoria Mútuos conquistou a categoria de Tecnologia da Informação e a U.S.M. Indústria e Comércio ganhou na categoria Indústria. As empresas do Sul de Minas concorreram com mais de cinco mil inscritos na premiação. As vencedoras receberam troféu, selo e certificado e irão disputar a final nacional com as empresas vencedoras nos 27 estados e no Distrito Federal, em março de 2012, em Brasília.
Outras seis empresas mineiras foram vencedoras do prêmio, entre elas: Segvida (Serviços e Boas Práticas de Responsabilidade Social), de Ponte Nova; Maritaca Turismo (Serviços de Turismo e Boas Práticas de Responsabilidade Social), de Sacramento; Farmácia Central (Comércio) e Colégio e Faculdade Kennedy (Serviços de Educação), de João Monlevade; Fazenda Naohito Tsuge (Agronegócios), de Rio Paranaíba; e Bom Jesus (Indústria), de Uberlândia.
Finalista também em 2010, a empresa Mútuos se destacou nesta edição do prêmio pelo desenvolvimento de um software para gestão de compras em conjunto. A ferramenta possibilita que Centrais de Negócios e cooperativas troquem informações sobre as compras e centralizem os pedidos, que serão repassados para os fornecedores. Quando maior a compra, maior o desconto oferecido pelos fornecedores. Os grupos que compraram o software já conseguiram descontos de até 30%. São empresas dos setores de agronegócios, bares e hotéis de São Paulo, Pará, Paraná e Minas Gerais
Outro diferencial na gestão da empresa é o estímulo dado aos funcionários em dar opiniões sobre as melhorias no software por meio de reuniões mensais e ainda são liberados durante o horário de serviço para darem palestras gratuitas de informática em creches, asilos e escolas da cidade.
Já a empresa U.S.M. Indústria e Comércio criou um sistema de avaliação de fornecedores. A avaliação é feita por meio de questionário, que identifica critérios como organização, qualidade do produto, cumprimento de prazo e preço. A empresa também faz uma análise crítica de viabilidade, em que são identificadas as necessidades do cliente e as condições de execução do projeto. Entre os critérios analisados estão os impactos que o projeto causará ao meio ambiente e as condições de fabricação.
A empresa criou ainda um sistema de gestão de qualidade em que são avaliados indicadores, pontualidade, qualidade e metas do serviço prestado. Periodicamente, é feita uma reunião entre fornecedores e empresas concorrentes para trocar informações sobre o mercado, balanços e tendências.
O 16º Prêmio MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Rede de Cooperação Brasil+ e Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com a Gerdau e Petrobras e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Contatos:
Bernardo Vasconcelos de Carvalho (Mútuos) (35) 3629-1631 / (35) 9111-5223
Maurício Corrêa Gonçalves (U.S.M.) - (35) 3623-5358 / (35) 8427-3974