Enviar

Encontro Nacional do Projeto de Inclusão Produtiva de Jovens

Publicado em 07.11.2007 por Pauta Social

Conhecer e avaliar os projetos de geração de trabalho e renda para jovens beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. Este é o objetivo do 2º Encontro Nacional do Projeto de Inclusão Produtiva de Jovens, que começa nesta quarta-feira, 7, em Brasília. São 36 projetos implantados em todo o país através de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e 27 Instituições de Ensino Superior e Comunitárias, beneficiando 3,6 mil pessoas. Participam da abertura do encontro, às 16h, no Hotel Saint Paul, a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, e a secretária nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes.

Durante os três dias de evento, haverá debates sobre inclusão produtiva, além da troca de experiências dos participantes e a apresentação de alguns projetos já em andamento. Jovens de Boa Vista (RR), por exemplo, aprendem a utilizar papel artesanal como alternativa de renda no Projeto Dupapel, desenvolvido pela Universidade Federal de Roraima. O papel reciclado ou de fibras naturais é usado em embalagens, cartonagem, encadernação e design de produtos. Os jovens também recebem aulas de gestão financeira, cooperativismo, marketing e comercialização.

Em Fortaleza (CE), rapazes e moças de 18 a 24 anos participam do Pólo de Desenvolvimento de Software, projeto coordenado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Com o projeto, aprendem a criar novos sistemas que atendem mais diretamente à comunidade local, além de receberem informações sobre comercialização e manutenção dos softwares produzidos.

A parceria entre MDS, PNUD e as áreas de extensão das Instituições de Ensino Superior torna-se fundamental para o planejamento de políticas públicas e a avaliação dos programas voltados à redução da pobreza desenvolvidos pelo Ministério. Os programas são voltados, principalmente, aos jovens em situação de vulnerabilidade e beneficiários dos programas de transferência de renda do Governo Federal.

Dos 36 projetos em implementação, 19 estão voltados ao fortalecimento de redes de economia solidária, nove visam a criação de unidades produtivas coletivas e oito abrangem atividades de qualificação profissional. Estão envolvidos no projeto 218 professores universitários, 185 estagiários e 237 técnicos e consultores. O 2º Encontro Nacional do Projeto de Inclusão Produtiva de Jovens termina no dia 9 de novembro.

SERVIÇO

2º Encontro Nacional do Projeto de Inclusão Produtiva de Jovens

Data: 7 a 9 de novembro (quarta-feira) Abertura, às 16h

Local: Hotel Saint Paul

Endereço: Setor Hoteleiro Sul, Quadra 2, Bloco D.

Páginas relacionadas

Parceria Lança Projeto Literário Inédito para Jovens

Publicado em 16.08.2006 por Pauta Social

Adolescentes Concluem Formação em Educação Ambiental

Publicado em 31.07.2008 por Pauta Social

Projeto Interdisciplinar "Identidade e Inclusão Social"

Publicado em 09.04.2007 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 07.11.2007 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade