Entre as cinco organizações não-governamentais subsidiadas pela empresa que distribui os preservativos Prudence no Brasil, envolvendo Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a organização não-governamental Equipe Voluntária RS foi escolhida para apresentar, no 2º Fórum Marketing Social do Preservativo (MSP), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto MSP.
A iniciativa consiste em comercializar a camisinha a preços reduzidos em locais diferenciados como padarias, bazar, açougues e floriculturas. Em um ano a ONG, que atua com projetos e campanhas de prevenção à Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), já contabiliza 600 pontos comerciais que aderiram ao projeto. De janeiro a julho deste ano, foram comercializados 27.059 preservativos através da proposta.
Segundo o coordenador geral da ONG, Steffan Nath, a expectativa é até o final do ano ter a adesão de mil parceiros. Nath, o mais jovem palestrante do fórum, com apenas 20 anos, irá apresentar, no dia 1° de setembro, a definição de marketing social e o trabalho realizado pela entidade para alcançar os resultados obtidos.
No Rio Grande do Sul, a Equipe Voluntária é a única ONG a desenvolver o MSP através do financiamento da Prudence. A proposta é desenvolvida nos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom e Porto Alegre. Atualmente, os 600 pontos parceiros comercializam mensalmente cerca de 13 mil preservativos. Para o coordenador, a participação representa a oportunidade de apresentar, a um público direcionado, as atividades realizadas. É uma oportunidade única, pois lá estarão pessoas de grande importância para a continuidade do projeto MSP. Eles poderão conhecer mais a fundo as nossas iniciativas e o empenho da Equipe Voluntária, destaca. A ONG gaúcha existe há quatro anos e conta com a atuação de 57 voluntários, com idades entre 13 e 25 anos.
O Fórum ocorre paralelo ao 5º Congresso da Sociedade Brasileira de DST DST 5, o 5º Congresso Brasileiro de Prevenção em DST e Aids e o 1º Congresso Brasileiro de Aids, de 29 de agosto a 1º de setembro, em Recife. A iniciativa irá reunir empresas nacionais e estrangeiras, profissionais e autoridades da área da saúde, ligados a projetos do MSP. Os eventos são realizados pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, com o apoio do Ministério da Saúde/Programa Nacional de DST/Aids, Unaids. Está prevista a participação de cerca de 500 participantes.
Dados sobre o mercado de preservativos, pesquisa sobre comportamento e uso da camisinha, aspectos jurídicos da venda do produto pelas ONGs, além de discussões sobre os temas apresentados, serão algumas das atividades realizadas. Dentro da programação, ocorre o ciclo de palestras sobre as experiências vivenciadas com a proposta do MSP.