O Zoológico de Guarulhos (na região metropolitana de São Paulo) recebeu recentemente dois filhotes de tamanduá-bandeira. Afrodite e Arthur, como são chamados, agora serão adotados pelo Colégio Débora Gussh, graças ao programa Bicho Legal, uma iniciativa que possibilita o apoio de escolas, empresas e pessoas físicas para preservação e amparo dos animais em cativeiro. A assinatura do contrato entre os representantes do zoológico e da escola será na próxima quinta-feira, 05, às 14h. O evento no zoológico vai contar com a participação de mais de 150 alunos, que estão se preparando com camisetas estampadas com a foto dos dois filhotes. Eles permanecerão vivendo no zoológico.
A parceria também deve beneficiar outros dois tamanduás adultos. A partir de agora, a alimentação dos bichinhos e a manutenção periódica do local serão financiadas pelo colégio Débora Gussh. Em troca da ajuda, a escola poderá divulgar sua marca em placas localizadas em espaços demarcados, acompanhada de informações sobre as espécies. Os tamanduás-bandeira se alimentam à base de cupins, mas também vão se deliciar com a dieta balanceada do zoo, que inclui no cardápio iogurte, leite sem lactose, farinha láctea e ração. A cada seis meses o espaço será pintado e, se necessário, as telas serão restauradas. A escola vai doar os materiais e o zoo vai fornecer a mão-de-obra.
Apesar das garras afiadas, os tamanduás são animais extremamente dóceis. Eles foram escolhidos para receber os benefícios porque correm riscos de extinção. É comum serem atropelados em rodovias e, em alguns casos, eles sofrem lesões permanentes e irreversíveis.
Segundo a diretora do colégio Débora Gussh, Izilda Galvão de França, os alunos estão ansiosos para conhecer os animais. Tiramos fotos dos bichinhos e colocamos no painel da escola, mas todas as crianças querem vê-los pessoalmente. Nosso projeto é levar uma sala de por mês ao zoológico para estimular a conscientização ambiental, afirmou.
Para a coordenadora pedagógica Débora de França os cuidados com o meio ambiente precisam ser contemplados nos currículos escolares. Consideramos fundamental mostrar para os alunos como as ações simples contribuem para preservação da natureza e dos animais. Todo ano escolhemos um tema diferente. Já falamos sobre reciclagem, tráfico de animais silvestres, preservação de plantas e, inclusive, adotamos a manutenção de uma praça, ressaltou. O zoológico fica na Rua Dona Glória Pagnocelli, 344 - Jardim Rosa de França.