Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As políticas habitacionais e de infraestrutura
Os eventos serão realizados entre os dias 22 e 26 de março, em espaços distintos, na região portuária. Enquanto o evento da ONU reunirá cerca de 20 mil pessoas, no Cais do Porto, para debater a redução das desigualdades nas cidades, o fórum social deve atrair cerca de 3 mil participantes por dia, no espaço da Ação Cidadania
As oportunidades de desenvolvimento e as implicações da realização de megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 devem marcar as discussões do FSU. Os participantes querem propor alternativas para cerca de 120 comunidades, que serão removidas para instalação de infraestrutura durante as competições, como é caso da Vila Autódromo, em Jacarepaguá, que dará lugar ao Centro de Mídia dos Jogos Olímpicos.
"As Olimpíadas estão sendo tratadas como uma oportunidade de negócios e não de se pensar a cidade como um todo. É um negócio que vai beneficiar a população em torno dos equipamentos, que está em áreas já beneficiadas da cidade", afirmou Guilherme Marques, em relação à Barra da Tijuca. "Isso só aumenta o problema da concentração de renda e o problema da concentração urbana", disse ele, um dos organizadores do evento.
Outro problema que ganhará destaque no fórum social é a questão dos quilombos urbanos, reconhecidos recentemente por ações do governo federal, mas que sofrem grande pressão da especulação imobiliária
Também serão debatidos no espaço da Ação Cidadania, a criminalização da pobreza e violência, justiça ambiental e os impactos de grandes projetos sobre áreas centrais e portuárias. Segundo Marques, a ideia não é se contrapor ao fórum da ONU, mas ampliar as discussões, limitadas pelo "burocracia" da inscrição para o evento mundial.
São esperados no fórum social, a urbanista e relatora da ONU sobre o direito à moradia, Raquel Rolnik, o professor de Planejamento Urbano da Universidade de Columbia (EUA) Peter Marcuse, a professora da Faculdade de Arquitetura
Um ato público está previsto para abertura do FSU, na segunda-feira (22), chamando atenção dos governos para as soluções sociais de urbanismo. Durante a semana, o fórum organizará palestras, visitas a regiões da zona portuária, a pontos turísticos da capital, além de apresentações artísticas, exposições e exibições de filmes.