Enviar

Fórum Difundirá Experiências sobre Tecnologia Social

Publicado em 27.08.2008 por Pauta Social

O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), criarão o Fórum de Difusão Científica sobre Tecnologia Social. A iniciativa pretende superar a pouca visibilidade que as experiências em inovação

Inovação significa novidade ou renovação.
Fonte: Wikipedia
sociotécnica possuem dentro do Brasil. A chamada de trabalhos para a composição do Fórum, que será virtual, ocorre até o dia 28 de agosto.

O Fórum será constituído de estudos, relatos e experiências de pesquisadores, gestores, técnicos e assessores populares. O NEAD pretende organizar um sistema de gestão e difusão de conhecimento sobre inovação e tecnologia social na agricultura familiar
Por agricultura familiar, conceito amplamente difundido no Brasil, entende-se como sendo o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, e está em contraposição à agricultura patronal - que seria aquela que produz em larga escala, com a contratação de empregados, quer fixos, quer temporários.O Desafio da Agricultura Familiar.
Fonte: Wikipedia
, em assentamentos e nos Territórios da Cidadania.

Serão qualificados os trabalhos com alto potencial de aplicação em escala local, mobilizando seus coordenadores/as para envolvimento com as 11 redes temáticas da Assistência Técnica Rural no Brasil, além de gestões intermunicipais e estaduais do MDA por meio da difusão que facilite ou promova a pré-incubação desses empreendimentos.

Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão científica, que os habilitará para outra fase, até a realização do Fórum, prevista para o primeiro semestre de 2009. O MDA acredita que há um grande desperdício das experiências em inovação social e técnica pelo fato de não serem devidamente conhecidas. Por isso, o NEAD vê como fundamental a qualificação do olhar dos agentes e gestores de políticas públicas e programas governamentais, a fim de identificar nas experiências e práticas populares sinais promissores de inovação.

Os relatos e descrições de casos e experiências sobre tecnologia social em cooperativas, associações, empreendimentos de economia solidária, deverão contribuir para aplicação sustentável da produtividade relacionada aos seguintes eixos: moradia rural e biossistemas; reciclagem de esgoto humano e animal; agroecologia; aprendizagem
O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas através de recortes do todo.
Fonte: Wikipedia
e capacitação de redes sociais da agricultura familiar, assentamentos e Territórios da Cidadania; difusão de metodologias de envolvimento pedagógico dos sujeitos no campo; e processamento, artesanato coletivo e economia solidária.

Ao final do processo, além do catálogo de pesquisas que será disponibilizado no fórum virtual, a expectativa é fortalecer as tecnologias sociais afins às políticas do MDA, fomentar o debate sobre inovações geradas pelos sujeitos do campo, e criar mecanismos para o aperfeiçoamento de inovações sociotécnicas envolvidas na Lei de Inovação Brasileira.

Mais informações sobre o processo de seleção no link: http://www.nead.org.br/index.php?acao=princ&id_prin=68.

As matérias sobre Economia
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei)ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administraçao da casa".
Fonte: Wikipedia
Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.

Páginas relacionadas

Ii° Fórum Social Nordestino em Pernambuco

Publicado em 04.06.2007 por Pauta Social

Arquidiocese de Mariana Promove II Fórum Social pela Vida

Publicado em 24.05.2004 por Pauta Social

Paulo Paim Fala sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência

Publicado em 28.01.2005 por Pauta Social

Campinas (Sp) vai Sediar o 1º Fórum Social rmc

Publicado em 19.08.2005 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 27.08.2008 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
RSS Assine nosso RSS
Quem SomosPolítica de Privacidade