No sábado (3), acontece na Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos (Aditepp) a 16ª edição do Fórum Interestadual de Homens e Mulheres. O evento é um espaço para as pessoas participarem de discussões a respeito de questões que afetam tanto homens quanto mulheres na sociedade atual, desde as de gênero propriamente ditas, como papéis de homens e mulheres na família, na comunidade, no trabalho, etc., até questões como a situação do mercado de trabalho para homens e mulheres e problemas com a educação dos filhos. Este ano, os temas principais do evento são:
- Educação dos filhos e netos
- A cooperação entre Homens e Mulheres.
Este é o 16º Fórum de Homens e Mulheres e a cada ano é escolhido um tema para os debates. Esta escolha se faz pelas sugestões das pessoas das comunidades que recebem assessorias da Aditepp. Para tratar do assunto, a discussão é enriquecida com relatos das próprias comunidades sobre seus desafios diários, suas experiências de vida. Esse processo é fundamental para auxiliar na reflexão, dos outros participantes, sobre suas próprias vidas e a sua participação na comunidade.
O Fórum é direcionado aos grupos populares e também aos educadores. De acordo com a antropóloga Marília de Carvalho, que há quatro anos acompanha o trabalho voltado a relações de gênero da Aditepp, "o principal objetivo deste evento é contribuir para que homens e mulheres conjuntamente discutam, em posição de igualdade, questões sociais que atingem a todos eles e elas. Ao se colocar as relações de gênero como uma forma de atingir relações sociais mais justas e igualitárias é possível alcançar também uma sociedade mais justa, na qual as relações de poder sejam relativizadas e questionadas".
Para Marília, é fundamental que essa busca seja conjunta, e que homens e mulheres encontrem propostas para alcançarem mudanças nas relações de gênero que se manifestam pelo exercício de poder de uma pessoa sobre outra.
O educador e fundador da Aditepp, Paulo Simião, explica que trabalhos até o início dos anos 90 indicavam a separação de muitos casais pelas iniciativas envolverem apenas as mulheres na conquista e compreensão de seus novos papéis e desafios. "Vera Barreto, educadora do Vereda - Centros de Estudos em Educação, comentava nessa época de um caso em uma comunidade de São Paulo e reforçava que se íamos trabalhar mesmo com o tema, a Aditepp tinha que trabalhar conjuntamente com homens e mulheres", destacou Paulo.
Serviço
16º Fórum Interestadual de Homens e Mulheres
Local: Aditepp
Data: 3 de setembro, das 9h às 13h30
Inscrições pelo telefone (41) 3223-3260 ou pelo e-mail: aditepp@aditepp.org.br até o dia 2, às 12h