Foto: Elisa Stocker
Ajudar a quem precisa. Esse é o principal objetivo do Grupo Bem-Me-Quer, da AABB Porto Alegre/RS. Fundada em outubro de 1996, a entidade é formada por 54 mulheres ligadas ao Clube, que semanalmente se reúnem para desenvolver trabalhos manuais. Segundo a coordenadora Nara Magalhães Terra, a ideia de formar o grupo surgiu a partir do desejo de contribuir com a sociedade e de beneficiar entidades carentes. No entanto, ela garante que a iniciativa também tem servido como fonte de terapia para as participantes.
Os encontros ocorrem nas terças e quintas-feiras, no período da manhã e da tarde, em uma sala própria, localizada nas dependências da AABB. Ao longo dos encontros, cada integrante desenvolve um tipo de artesanato, como fuxico, tricô, corte e costura, bordados, entre outros. Depois, os produtos são vendidos na sede do Bem-Me-Quer ou durante o Bazar de Natal, realizado pela Associação.
Por meio do dinheiro arrecadado com as vendas, 21 entidades e sete creches são beneficiadas. Entre elas, estão a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. Ao todo, são aproximadamente duas mil pessoas ajudadas pelo grupo. Conforme Nara, a cada ano são distribuídos mais de três mil quilos de leite em pó, 700 quilos de alimentos não-perecíveis e 70 enxovais de bebê. Mas as atividades não param por aí. Elas também organizam ações entre amigos e um brechó permanente, instalado na sede do grupo. As pessoas podem doar roupas, calçados e acessórios. O que sobra das vendas, repassamos às entidades, explica a coordenadora.
Hoje, o Grupo Bem-Me-Quer integra o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental da AABB Porto Alegre, junto com o AABB Comunidade e o Passaporte do Futuro, outros dois programas desenvolvidos pelo Clube. Além disso, as mulheres participam ativamente de todas as atividades, desde os bailes até os eventos esportivos, e também aproveitam os cursos de computação oferecidos no Telecentro da AABB.
Para participar, é simples. Todas as associadas têm acesso livre. Nossa filosofia é a do companheirismo, da colaboração e, sobretudo, do auxílio aos que precisam, enfatiza Nara. Em relação às doações, ela ainda acrescenta: Aceitamos todos os tipos de doações, desde fogões e panelas até roupas e calçados. Toda ajuda é bem-vinda, pois, além de beneficiar, irá alegrar crianças, jovens e adultos.