A partir de desta quinta-feira, 29, a versão atualizada do site www.internetresponsavel.com.br é disponibilizado com novas áreas, exclusivas para crianças, pais e professores, além de dicas e orientações sobre o melhor uso da #webdobem. Produzido em parceria entre a GVT, operadora de telefonia fixa e banda larga com atuação nacional, e o Comitê para Democratização da Informática (CDI), ONG pioneira em inclusão digital na América Latina, e com organização editorial da Mingau Digital Produções, o material é resultado de pesquisas e interação com internautas de todas as idades. Reunimos informações para responder às crescentes preocupações relatadas por usuários de internet, que têm contato com a empresa pelas áreas de relacionamento, inclusive nas redes sociais, explica o vice-presidente de Marketing e Vendas da GVT, Alcides Troller Pinto.
Disponível também em versão impressa, em formato revista, o conteúdo infantil é acompanhado de CD-ROM com os textos dirigidos aos pais e professores com orientações, sugestões de links, vídeos, reportagens, histórias em quadrinhos e jogos que ajudam a fixar o aprendizado dos internautas mirins. Crianças e adolescentes estão cada vez mais presentes na internet e precisam de orientação adequada para que a tecnologia seja benéfica em seu desenvolvimento. A tecnologia deve ser usada como ferramenta meio e não como fim no processo de inclusão digital para cidadania, avalia o fundador e vice-presidente executivo do CDI, Rodrigo Baggio. Levantamento da empresa de pesquisa de mercado ComScore aponta que a faixa etária entre seis e 14 anos representa 12% da audiência total da internet no Brasil, o equivalente a cinco milhões de internautas.
O objetivo do Guia é aproximar os públicos nascidos antes e depois da popularização da internet para que a tecnologia seja usada de forma saudável e participativa por crianças e adultos. Por isso, há seções exclusivas para diferentes perfis e idades que trazem sugestões sobre formas de interagir. A proposta é que o material seja compartilhado em lanhouses, escolas, telecentros e famílias. A versão impressa, com tiragem de 50 mil exemplares, será distribuída para as 2,8 mil lanhouses afiliadas à rede CDI Lan em todo Brasil, da ABCID (Associação Brasileira dos Centros de Inclusão Digital) e dos 475 CDIs Comunidade, presentes em 17 estados e no Distrito Federal. O Guia também chegará aos seis mil colaboradores da GVT, além de laboratórios de informática apoiados pela empresa na região Sul e Nordeste.
Já a SaferNet Brasil, que também apóia a iniciativa, passará a utilizar o guia em seu kit pedagógico nas oficinas sobre navegação segura realizadas com pais e educadores de todo o Brasil. O material é de alta qualidade e uma importante ferramenta para promover o uso ético da Internet desde o primeiro clique. A simples leitura em família já é um importante encontro para fortalecer as relações de confiança entre pais e filhos, que ainda é considerada como uma tecnologia de segurança imprescindível dentro e fora da Internet, afirma o psicólogo e diretor de prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm.
Secretarias municipais e estaduais de educação também vão receber exemplares do guia. Licenciado pelo Criative Commons do Brasil, o material pode ser reproduzido livremente desde que os autores sejam citados. Escolas e instituições que tiverem interesse ou desejarem mais informações devem entrar em contato pelo email educando@gvt.com.br. O projeto prevê envio do documento em formato adequado para a reprodução gráfica e com espaço para a logomarca da instituição responsável pela nova impressão. Alem disso, as três versões do guia impresso estão disponíveis no site em pdf. para download.
Segundo pesquisa da SaferNet realizada com estudantes do Rio de Janeiro, o acesso à internet começa muito cedo (63,69% entre 10 e 13 anos e 26% entre 5 e 9 anos) e sem a orientação de pais e professores (27,78% aprendem sozinhos e 21,23% com amigos). Na rede, o público infantil está sujeito não só a ser vítima, mas também a agir como autor de crimes, mesmo sem consciência disso.
Em 75% dos casos investigados pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI/RJ), as queixas são relativas a problemas em redes sociais (Facebook, Orkut e Twitter), como a divulgação de imagens sem autorização. "O computador pode ser uma arma, e os pais não têm noção do que essa máquina representa nas mãos de uma criança sozinha. A internet dá acesso a um mundo de relacionamentos para os quais elas ainda não estão preparadas, alerta a delegada titular da DRCI/RJ, Helen Sardenberg.
Entre os delitos mais comuns cometidos dentro da rede social estão apologia ao crime, pedofilia e falsa identidade. O tema da prevenção ganha adeptos importantes com grande influência entre o público de crianças e adolescentes. O jornalista e apresentador Marcelo Tas, que tem o 12º perfil mais seguido na rede social Twitter, com quase 700 mil seguidores, apóia a iniciativa. Ele acredita que as pessoas públicas com forte presença na internet têm um papel social a exercer especialmente entre os jovens. A meninada busca referências e precisamos dar o exemplo sobre como usar a tecnologia de forma bacana e segura, sem ofender os outros ou nos expor a perigos desnecessários, declara Tas.
Além da conversa e acompanhamento constante dos pais e professores junto às crianças e adolescentes, cuidados básicos continuam sendo recomendados, como a instalação de programas de anti-vírus e anti-invasão nos computadores. Para os pais que não podem estar sempre presentes durante a navegação dos filhos, recursos como filtros de conteúdo podem ajudar. Somente entre maio e julho deste ano, 20 mil licenças do pacote de segurança Protect, que inclui controle de conteúdo para crianças e adolescentes foram instaladas em computadores de clientes GVT.
As ações que promovem o Uso Responsável da Internet atingiram no último ano aproximadamente 160 mil pessoas. O número é composto pelo público que recebeu exemplares impressos do guia, fez o download do material no site da GVT ou do CDI e ainda a comunidade atingida por apresentações de funcionários voluntários da operadora. O grupo, conhecido como voluntários da #webdobem visitou 75 escolas públicas na região da grande Curitiba (PR), entre março de 2009 e julho deste ano. Para o segundo semestre a iniciativa deverá ser estendida a outras cidades da região Sul, Sudeste e Nordeste do país.
A GVT é a empresa nacional de banda larga e telefonia fixa com as mais elevadas taxas de crescimento do mercado de telecomunicações. A proposta de valor baseada em inovação com relevância, excelência no relacionamento com o cliente e melhor custo benefício orienta o crescimento rentável e contínuo da organização. Presente em 90 cidades do Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país entre elas Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza e João Pessoa com ofertas avançadas de telefonia fixa, Internet banda larga de ultravelocidades, transmissão de dados para empresas e Voz sobre IP (VoIP) para todos os segmentos de mercado, a empresa está em processo constante de expansão.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a GVT atende exclusivamente o mercado corporativo. No fim do primeiro trimestre de 2010, atingiu mais de 3,1 milhões de linhas em serviço e a mais alta taxa de penetração de Internet na base de clientes do mercado brasileiro, de 80%. Nas cidades onde está presente, a GVT é percebida como a melhor alternativa às operadoras de telecomunicações para serviços de banda larga e telefonia fixa de qualidade e ocupa a liderança da portabilidade numérica com 61% de participação.
Pioneiro da inclusão digital na América Latina, o CDI é uma organização não governamental global, com sede no Brasil, com a missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação (Tics). Há 15 anos, o CDI usa a tecnologia para enfrentar a pobreza, estimular o empreendedorismo e a cidadania, em um trabalho que já impactou mais de 1,3 milhões de vidas em suas 816 escolas, chamadas de CDIs Comunidade, espalhadas pelo mundo. Nesses espaços, os educandos são estimulados a se apropriar da tecnologia, utilizando-a como instrumento de reflexão, ação e transformação, a partir de uma proposta pedagógica inspirada em conceitos de Paulo Freire. Do total de escolas, 475 ficam no Brasil, 220 nos demais países da América Latina e 121 na Jordânia e Europa.
O CDI executa sua missão em escolas conhecidas como CDIs Comunidade, espaços onde os educandos são estimulados a se apropriar da tecnologia, utilizando-a como instrumento de reflexão, ação e transformação, a partir de uma proposta pedagógica inspirada em conceitos de Paulo Freire. Atualmente, a ONG está presente em 13 países: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai, Uruguai, México, Reino Unido, Jordânia e Estados Unidos, onde funciona um escritório de captação de recursos, network e divulgação do trabalho social promovido pelo CDI. O reconhecimento desse trabalho gerou diversas premiações: a ONG e seu fundador, Rodrigo Baggio, já receberam mais de 60 premiações nacionais e internacionais, concedidas por organizações de grande prestígio, como Unicef, Unesco, Technology Museum, revistas Times e Fortune, a rede de televisão CNN e o Fórum Econômico Mundial.