Enviar

Guerra nas estrelas e aquecimento global são as maiores preocupações dos astronômos

Publicado em 07.06.2002 por Agência Brasil

Goiás Velho, 7 (Agência Brasil - ABr) - "O lixo espacial é um problema governamental", afirmou o astrônomo Ronaldo Mourão. O lixo surge com as experiências realizadas no espaço. Quando as agências mandavam satélites, o chamado terceiro estágio do foguete, responsável por colocá-lo em órbita, também entrava em órbita. "Ficavam dois objetos em órbita, sem necessidade. Hoje, as agências conseguem fazer com que apenas um fique em órbita", explicou Mourão.

Segundo o astrônomo, o maior problema hoje é a guerra nas estrelas entre nações. Quando um país destrói o satélite de comunicação de um país inimigo, isso gera uma quantidade enorme de partículas no espaço.

Entre os problemas cósmicos gerados pela Terra, uma boa notícia. "A camada de ozônio está controlada", disse Mourão. O que não está é o aquecimento global, discutido pelo protocolo de Quioto. "Infelizmente o protocolo não é aceito pelos países altamente industrializados como Estados Unidos e Austrália. Já o Brasil aceitou, mas continua instalando termoelétricas", afirmou o astrônomo. Ronaldo Mourão foi o primeiro brasileiro a ter um asteróide com seu nome. Foi também o primeiro contemplado com o Prêmio José Reis de divulgação científica, instituído pelo CNPq.(Alessandra Bastos)

Páginas relacionadas

Presidente diz que não há mais espaço para o pessimismo

Publicado em 10.03.2003 por Agência Brasil

Novos caminhos do Brasil para o Oriente começam na Síria

Publicado em 01.12.2003 por Agência Brasil

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 07.06.2002 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade