O Instituto Livre de Jornalismo (Ijor) promoverá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), o debate "Jornalismo e Responsabilidade Social: onde está a notícia?". O evento será realizado segunda-feira (8), às 19h30, no Centro de Comunicação e Artes do Senac-SP (Rua Scipião, 67, Lapa - telefone 11 3866-2500), com entrada franca.
A década de 90 marcou o ingresso de novos atores na pauta do jornalismo brasileiro. Entidades do Terceiro Setor conquistaram espaço com seus projetos, empresas descobriram a responsabilidade social, governos se abriram para parcerias com a sociedade civil. Mas, onde está a notícia social? Os jornalistas Gilberto Nascimento, Marco Piva e Ricardo Voltolini vão debater o tema.
Gilberto Nascimento, 46 anos, é editor de Cidadania da revista IstoÉ. Jornalista com especialização em Direitos Humanos na Universidade Columbia, em Nova York, trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e O São Paulo.
Ganhou os prêmios Ayrton Senna de Jornalismo (2000 e 2001), Simon Bolivar, do Parlamento Latino Americano (1997), Tito Brandsma de Direitos Humanos (1992) e menção honrosa do Prêmio Wladimir Herzog em 1998 e 2001. Foi também finalista do Prêmio Ibero-Americano pelos Direitos da Infância em 1991.
Marco Piva, 45 anos, é jornalista, sócio-fundador do Ijor. Trabalhou nos jornais Diário Popular (atual Diário de São Paulo) e O Estado de S. Paulo, nas revistas Veja e IstoÉ, e nas rádios Capital, Cultura, CBN e Eldorado, entre outros veículos.
Há doze anos faz assessoria de comunicação e imprensa nas áreas de Educação, Terceiro Setor e Política. É sócio-diretor da Newswire Comunicação e parceiro em projetos de comunicação da agência de publicidade Carillo Pastore Euro RSCG.
Ricardo Voltolini, 40 anos, é jornalista, especialista em comunicação empresarial, consultor de empresas em marketing e comunicação, e diretor da Ofício Plus Comunicação e Marketing. Trabalhou nas redações do Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Placar e Playboy, entre outros veículos. Assessorou a estruturação da área de Terceiro Setor e da política de responsabilidade social no Senac-SP.
Foi diretor de comunicação da Associação Brasileira de Captadores de Recursos e coordenador do Fórum Permanente do Terceiro Setor do Senac-SP. Presidiu o Instituto Idéia Social, ONG especializada na capacitação de organizações sociais. Atualmente, é consultor de Terceiro Setor da TV Cultura.