Experiências em educação integral, desenvolvidas em vários pontos do Brasil, serão debatidas nesta terça, 26 e quarta-feira, 27, em Campinas (SP), no Victoria Eventos, localizado à Rodovia D. Pedro I, km 123,5 acesso pela saída 122 Valinhos/Joaquim Egídio. Na semana passada, o encontro foi realizado em João Pessoa (PB). As atividades fazem parte do Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação, criado em 2005, por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, com apoio da Fundação Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
Durante os encontros, os responsáveis pelos cinco projetos da segunda edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, localizados em Campinas, vão relatar a evolução, as eventuais dificuldades e os próximos passos dessas iniciativas. Os projetos serão visitados depois do término do encontro. Em João Pessoa seis projetos foram visitados. Ao todo, mais de 70 organizações estão envolvidas nos 11 projetos eram 50 organizações na 1ª edição do programa, realizada em 2005.
O Programa pela Educação em Tempo Integral representa uma experiência inovadora na história da educação no Brasil. Iniciativa lançada em 2005 e mantida pelo Fundo Juntos pela Educação, o programa visa a proporcionar educação em tempo integral para crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade social. Isso é feito por meio da ação articulada, em redes de aprendizagem, de escolas públicas, organizações não-governamentais e outros ativos das comunidades envolvidas, como igrejas, centros comunitários, centros de saúde e assistência social. A segunda edição do Programa pela Educação em Tempo Integral tem como desafio consolidar e expandir as redes de aprendizagem iniciadas na primeira edição, realizada em 2006 e 2007. A maioria desses projetos dá continuidade às redes de aprendizagem iniciadas na primeira edição.
Uma das experiências em foco nos encontros é a do Projeto Comunidade Integrada, de Belo Horizonte (MG), que será apresentada por sua coordenadora, Lucia Helena Nilson, pesquisadora da Área de Educação e Comunidade do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O Cenpec assessora a Prefeitura de Belo Horizonte no programa Comunidade Integrada, que potencializa os serviços e os espaços públicos das regionais administrativas como instrumentos do processo de educação integral de crianças e adolescentes.
O Instituto concebe, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. A cada inauguração de loja da rede é formado um novo grupo de voluntários do Instituto C&A. Desta forma, a organização está presente em todas as cidades nas quais existe uma loja C&A. Desde a sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 55 milhões em 1,3 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social. O Instituto é responsável, também, pelo programa de voluntariado da C&A. Aproximadamente 3 mil funcionários da empresa atuam como voluntários nas organizações apoiadas pelo Instituto.