Enviar

Instituto Souza Cruz Investe no Desenvolvimento Rural

Publicado em 08.09.2004 por Pauta Social

Lançado em julho de 2001, dentro do Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural do Instituto Souza Cruz, o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) assistirá nos próximos meses a formatura de suas primeiras turmas. Os núcleos do Rio Grande do Sul - Albardão, Casa Jesus Maria José e São Martinho - encerraram em julho de 2004 o período de formação e agora os jovens que participaram desta nova experiência em educação rural finalizam seus projetos de investimento de capital.

Para as equipes de coordenadores e monitores do Cedejor, agora é hora de arrumar a casa. Antes de iniciar o trabalho com novas turmas, eles participarão de uma capacitação para aprimorar seus conhecimentos. Segundo a consultora pedagógica Zaira Arretche, o objetivo é aprofundar conteúdos para tornar monitores e coordenadores agentes transformadores de si mesmo. "Como posso exigir que um sujeito transforme o outro sem antes conhecer a si próprio e os mecanismos do mundo que o cerca?", questiona.

Durante os dias 25 e 29 de setembro, todas as equipes se reunirão no núcleo de Lauro Müller, em Santa Catarina, para a semana de capacitação. O objetivo, segundo Zaira, é "torná-los mais aptos e melhor qualificados para mediar a construção do conhecimento aos jovens do Cedejor".

Para completar este exercício de qualificação, um segundo encontro está previsto para fevereiro de 2005, quando coordenadores e monitores passarão por um processo de autocrítica. Para tal, assuntos de cunho ideológico e psicológico serão discutidos a fundo. "Questões como democracia, ética, cidadania, poder público e privado, aprendizagem e desenvolvimento, juventude, adolescência e protagonismo juvenil, desenvolvimento local e empreendedorismo, educação do campo e realidade rural, precisam ser bastante esclarecidas", afirma Zaira.

Para mais informações sobre o Cedejor e o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural do Instituto Souza Cruz, ver o site www.institutosouzacruz.org.br.

Páginas relacionadas

Troca de Experiências Pelo Desenvolvimento do Jovem Rural

Publicado em 16.06.2004 por Pauta Social

Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural Ganha Álbum Virtual

Publicado em 21.02.2005 por Pauta Social

Cedejor Forma os Primeiros Jovens

Publicado em 10.11.2004 por Pauta Social

Capacitação de Monitores para o Empreendedorismo Rural

Publicado em 13.05.2005 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 08.09.2004 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade