Enviar

Juca Ferreira defende em conferência discussão da cultura como construção da identidade de um povo

Publicado em 24.02.2010 por Agência Brasil

Leandro Quirino

Repórter do Radiojornalismo da EBC

Brasília - Ao abrir hoje (24) a Pré-Conferência Setorial do Audiovisual, o ministro da Cultura, Juca Ferreria, disse que é necessário pensar no aspecto cultural como elemento de preservação e “construção” do cidadão brasileiro do ponto de vista cultural.

“A cultura é a argamassa para construir uma nação com identidade, que tenha liberdade de expressão e criação,” disse.

A pré-conferência, que começou hoje, tem como objetivo sugerir propostas e projetos a médio e longo prazos que deverão ser apresentados na 2ª Conferência Nacional de Cultura, de 11 a 14 de março, que também será realizada em Brasília.

As discussões estão divididas em cinco eixos: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa e gestão e inconstitucionalidade da cultura.

Para o ministro, o foco da discussão é ampliar o acesso da população à cultura. “Precisamos ampliar o acesso cultural à população brasileira, que hoje está presa somente à TV, único meio cultural que abrange com totalidade os brasileiros.”

O diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, avaliou a discussão como um passo importante para os novos rumos do setor cultural brasileiro.

“Vivemos um momento importante para realizarmos uma reflexão da política cultural brasileira. A primeira dimensão é reproduzir as reflexões audiovisuais no âmbito da cultura. Levantar as questões a partir do que já foi produzido e apontar novos caminhos que dêem resultados favoráveis”.

A conferência termina amanhã (25) com a eleição dos três delegados que participarão da conferência nacional em março.

Páginas relacionadas

Fórum de Ministros de Cultura

Publicado em 14.04.2010 por Ministério da Cultura

Solenidade de abertura da 4ª Reunião Ordinária do CNPC

Publicado em 25.11.2008 por Ministério da Cultura

Cooperação e Apoio

Publicado em 11.03.2009 por Ministério da Cultura

Preservação da Memória Nordestina

Publicado em 18.03.2010 por Ministério da Cultura

Democracia, boa governança e diversidade cultural

Publicado em 28.05.2010 por Ministério da Cultura

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 24.02.2010 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade