Enviar

Mds vai Investir Mais de 12 Milhões em Projetos de Agricultura

Publicado em 28.11.2007 por Pauta Social

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai disponibilizar, em 2008, mais de R$ 12 milhões que serão investidos em projetos de Agricultura Urbana e Periurbana. Municípios das regiões metropolitanas de Recife (PE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belém (PA), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) - considerados pólos da Agricultura Urbana no Brasil - estão entre os beneficiados.

O país contabiliza mais de 600 projetos de Agricultura Urbana. Destes, 136 são apoiados pelo MDS. O benefício é recebido por aproximadamente 306 mil famílias. Segundo o coordenador da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, João Augusto de Freitas, até o final deste ano, o Ministério terá apoiado 113 novos projetos, beneficiando mais 46 mil famílias: Em dezembro, a região metropolitana de São Paulo será beneficiada com cinco grandes projetos nos municípios de Embu, Mauá, Osasco e Jandira. A cidade de São Paulo também está inclusa. Nos bairros do Campo Limpo e Capão Redondo serão implantadas Hortas Comunitárias. O valor total do investimento é de R$ 1.295.000,00, explica João Augusto.

Freitas destaca que a atividade vem crescendo no Brasil, apesar da ausência de dados oficiais sobre o assunto. Estudo realizado em junho pela Rede Intercâmbio de Tecnologias Alternativas em 11 regiões metropolitanas Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR); Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); Brasília (DF); Goiânia (GO); Belém (PA); Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) constatou intensa e variada atividade de Agricultura Urbana e Periurbana.

A partir do estudo, foi elaborada uma lista com mais de 600 iniciativas, em sua maioria de produção destinada ao auto-consumo e à comercialização. Destas, 160 experiências são desenvolvidas em 52 municípios das regiões metropolitanas, tanto em metrópoles (população superior a 2 milhões de habitantes) quanto em municípios medianos e pequenos (até 30 mil habitantes).

A prática da Agricultura Urbana e Periurbana é desenvolvida em todas as regiões do Brasil. É uma realidade que engloba grande diversidade de contextos, apresentando ampla capacidade de expansão e muitas possibilidades de consolidar-se com uma atividade permanente e multifuncional na escala local, impulsionando as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e produtora de trabalho, emprego e renda, explica o coordenador do MDS.

O Programa - A Agricultura Urbana é uma das ações que compõem a estratégia do Fome Zero, incentivando a produção de alimentos de forma comunitária, com uso de tecnologias de bases agroecológicas, em espaços urbanos e periurbanos ociosos.

Com a mobilização comunitária, em especial com apoio das Prefeituras, são implementadas hortas, lavouras, viveiros, pomares, canteiros de ervas medicinais, criação de pequenos animais, unidades de processamento/beneficiamento agroalimentar e feiras e mercados públicos populares.

Os alimentos produzidos são destinados para auto-consumo, abastecimento de restaurantes populares e cozinhas comunitárias, além da venda de excedentes no mercado local, resultando em inclusão social, melhoria da alimentação e nutrição e geração de renda.

Os produtores em geral são oriundos de famílias pobres que produzem para auto-consumo e vendem ou trocam o excedente nas comunidades onde vivem.

Páginas relacionadas

Agricultura Urbana é Tema de Encontro na Horta bem Viver

Publicado em 12.04.2007 por Pauta Social

Encontro em Brasília Discute Agricultura Urbana

Publicado em 30.05.2007 por Pauta Social

Experiência Brasileira Será Apresentada na Bolívia

Publicado em 10.10.2007 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 28.11.2007 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade