Enviar

Novas integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher tomam posse

Publicado em 16.09.2005 por Agência Brasil

Valtemir Rodrigues

Da Voz do Brasil


Brasília Hoje 21 integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher tomaram posse. Elas vão trabalhar no período de 2005 a 2007. O grupo é formado por 41 mulheres três são especialistas em questões de gênero e 13 representantes dos órgãos governamentais. A solenidade aconteceu no Ministério de Ciência e Tecnologia.

Para Elis Regina Prates, representante do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (Mama) e nova conselheira, o novo desafio é "tirar do papel" as políticas que foram construídas durante a Conferencial Nacional de Políticas para a Mulher de 2004.

A representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselheira, Marilma Torres Golvéia, afirma que o papel das conselheiras é implantar o Plano de Políticas Públicas para Mulheres. "O que está nos preocupando é a questão de como controlar as políticas públicas, e essa é a missão institucional do conselho", avalia. Segundo ela, outro desafio é a criação de secretarias especiais para as mulheres em cada estado.

O conselho completou ontem (15) 20 anos. Inicialmente, ele era vinculado ao Ministério da Justiça. Em 1999, as redes nacionais feministas se mobilizaram para pressionar o governo a abrir um debate sobre sua reformulação. Em 2002, foi criada a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Em 2003, ela ganhou status de ministério.

A escolha das novas conselheiras é feita por entidades ligadas aos movimentos feministas e de mulheres, como a Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas.

(Valtemir Rodrigues)

Páginas relacionadas

Ministério do Planejamento comemora Semana Nacional da Mulher

Publicado em 30.04.2003 por Agência Brasil

Ato na Câmara encerra o Ano Nacional da Mulher

Publicado em 15.12.2004 por Agência Brasil

TSE monta exposição para comemorar o Dia Nacional da Mulher

Publicado em 29.04.2003 por Agência Brasil

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 16.09.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade