Foto: Divulgação
Estudantes voluntários que participaram da construção de 2 moradias em Guarulhos
Presente em 09 países da América Latina, onde já construiu 34 mil moradias de emergência para famílias pobres, a organização não-governamental "Um Teto Para Meu País" (UTPMP) começa a atuar no Brasil. Com a colaboração de 22 estudantes voluntários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade de São Paulo (USP), a ONG viabilizou neste final de semana a construção de 2 habitações para famílias em situação de extrema pobreza da favela Itapegica, em Guarulhos.
Para coordenar a construção, a equipe de UTPMP teve o apoio da prefeitura de Guarulhos, do grupo internacional de tecnologia de materiais, Umicore, e dos vizinhos da favela. As famílias beneficiadas, uma com três filhos e a outra com quatro, vivem em situação muito precária desde as chuvas torrenciais que arrasaram São Paulo em dezembro e destruíram completamente suas moradias. A atuação da UTPMP compreende 3 fases: a construção de uma moradia emergencial que satisfaça as necessidades básicas da família; depois iniciamos a capacitação social da família, incluindo educação, assistência médica e jurídica e formação para ofícios básicos; por último, com a ajuda de governo, iniciativa privada e voluntários, providenciamos a residência definitiva, encerrando nosso trabalho na comunidade, explica Deborah Maresko, gerente-geral da Um Teto Para Meu País Brasil.
A inauguração das moradias da favela Itapegica foi realizada na última segunda-feira, 15/04, com a presença de autoridades da Prefeitura de Guarulhos, funcionários da Umicore e Ricardo Moyano, Diretor Comercial da Pró-Chile, entidade que também apóia a UTPMP no Brasil. A iniciativa faz parte do projeto latino-americano Un Techo para mi País, que em 2007 ampliará sua presença para 13 países da região, com a meta de construir até o final do ano quase 6 mil moradias e mobilizar mais de 30 mil voluntários. No Brasil a ONG pretende construir 50 moradias de emergência até o final deste ano.
Um Teto Para Meu País é uma organização latino-americana de jovens voluntários que trabalham junto à população carente de 9 países de América Latina com o objetivo de erradicar a extrema pobreza do continente. O primeiro passo consiste na construção de moradias de emergência e desenvolvimento posterior de planos de capacitação social mediante a entrega de micro crédito e da formação para ofícios básicos. A instituição tem o objetivo de contribuir e comprometer toda a sociedade, através de um trabalho conjunto entre população, voluntários, empresas e meios de comunicação. A instituição nasceu no Chile em 1997 e, a partir do ano 2001, começou a se expandir para outros países como Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Uruguai e México. Em 2007 inicia seu trabalho no Brasil e planeja a entrada em mais 4 países: Equador,Guatemala, Honduras, Venezuela. Para mais informações visite o site: www.umtetoparameupais.org.