Enviar

ONG one by one Arrecada Fundos para Ajudar Crianças

Publicado em 24.09.2010 por Pauta Social

Não podemos mudar a realidade, mas, um em um, podemos fazer a diferença. Foi com este pensamento que a artista plástica Teresa Stengel Mucci criou a ONG One by One para ajudar crianças especiais de famílias brasileiras de baixa renda de 0 a 18 anos. Teresa é mãe de três filhos e o seu primogênito, Nicolas, de 15 anos, nasceu com graves problemas neurológicos. A convivência com outras tantas mães de crianças especiais a despertou para o início da construção de uma grande rede de solidariedade, amor, carinho e ajuda mútua. Compartilhamos experiências e, dessa forma, aprendemos umas com as outras. Tudo é uma questão de perspectiva, de como olhamos a realidade. A alegria das crianças é impagável. Com elas, aprendemos muito, afirma Teresa.

Há sete anos, desde que a One by One foi fundada, com o apoio de amigos, familiares e conhecidos, cerca de 210 famílias já foram beneficiadas e compõem o cadastro da ONG, que já doou 120 cadeiras de rodas. A One by One também arrecada e distribui leite em pó, fraldas, sondas para cateterização e tapetes de fisioterapia.

Atualmente, a One by One conta com cerca de 15 voluntários. Juntos, todos trabalham para que as crianças possam receber o atendimento, equipamentos e cuidados necessários ao bem-estar. O contato com a ONG pode ser feito pelo telefone (21) 2498-0107. É por meio dessa primeira ligação que os voluntários entendem as diferentes necessidades das crianças, como uma consulta médica a ser agendada, por exemplo, e ajudam.

A One by One também está, em parceria com duas escolas particulares do Rio de Janeiro, estruturando um projeto-piloto para explicar às crianças entre 2 e 7 anos as diferenças entre as pessoas. Vamos mostrar que alguns se comunicam de forma verbal, outros com as mãos. Uns andam, outros precisam de cadeira. Algumas pessoas da nossa equipe também são cadeirantes e podem explicar para as crianças as dificuldades, além de responder dúvidas. O importante é reforçarmos que os sentimentos são sempre os mesmos, independente das diferenças. Todos gostam de ser queridos, cuidados.

A ONG também promoverá, a partir de 2011, oficinas de expressão artística de forma a desenvolver o potencial criativo de cada criança especial. Não importa o resultado, o que desejamos é que cada criança se expresse artisticamente: escute música, dance, mexa os dedos, pinte, explica Teresa. Com a adesão de cada vez mais pessoas, mais crianças poderão ser ajudadas. Nosso objetivo é proporcionar um conforto básico para todos os que precisam de cuidados especiais, ressalta Teresa.No dia 4 de outubro, às 18h, Teresa e outros integrantes da One by One farão uma palestra no Consulado da Argentina, no Rio de Janeiro, sobre o trabalho desenvolvido pela ONG, no Ciclo Cultural em comemoração aos 200 anos da independência da Argentina.

Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone: (21) 2498-0107, ou pelo e-mail: teresa@onebyone.org.br.


Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 24.09.2010 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade