Enviar

Osasco Apresenta Projeto de Recuperação de Minas e Nascentes no Seminário Franco-Brasileiro sobre Saúde Ambiental, em Brasília

Publicado em 24.06.2011 por Pauta Social

A prefeitura de Osasco participará do 1° Seminário Franco-Brasileiro sobre Saúde Ambiental: Água, Saúde e Desenvolvimento" a ser realizado de 28 a 30 de junho, no auditório da Fiocruz, em Brasília. Carlos Marx Alves, secretário de Meio Ambiente, vai apresentar o Projeto de Recuperação de Minas e Nascentes, que recebeu o prêmio ODM Brasil - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 3ª Edição, que é ligado ao Programa das Nações Unidas (ONU).

Iniciado em 2007, o projeto contou com a participação de estudantes de 39 escolas estaduais do município. Segundo Marx, na ocasião foram catalogadas 52 nascentes de água em áreas públicas e privadas. Hoje, o projeto já mapeou 63 minas no município das quais 27 foram revitalizadas até março último, superando a meta inicial de 20 nascentes. Em 2011, a meta da Secretaria é atingir o número de 30 minas e nascentes revitalizadas.

No geral, o intuito do programa de Revitalização de Minas e Nascentes é conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar a água e perceber que ela é um bem esgotável e essencial para a sobrevivência. A secretaria tem presenteado a cidade com bonitas fontes para, além de embelezar o município, alertar a população sobre os riscos ambientais causados pela degradação dos recursos hídricos.

1° Seminário Franco-Brasileiro sobre Saúde Ambiental

O objetivo do Seminário é discutir políticas públicas e pesquisas científicas realizadas pelo Brasil e pela França sobre a interação entre água, saúde humana e desenvolvimento, bem como analisar essa questão no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Na oportunidade serão debatidas questões para o próximo Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de 2012, em Marselha, na França.

O Seminário é uma ação da Embaixada da França no Brasil e do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e conta com a parceria dos Ministérios da Saúde, das Cidades, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Fiocruz, do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea) e da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Os resultados esperados são: Sensibilização do público sobre este problema; Inventário das cooperações técnicas e científicas estabelecidas pela França e pelo Brasil; Intercâmbio entre estes diferentes agentes para uma melhor consideração das questões de saúde ambiental na elaboração e implementação de políticas públicas; Implantação de cooperação nos âmbitos científicos e técnicos; e discussão sobre os indicadores de monitoramento da evolução das políticas implementadas para atingir as ODM.

Páginas relacionadas

Mostra Reúne 3 mil Estudos sobre Saúde

Publicado em 08.08.2008 por Pauta Social

Seminário sobre Seguridade Social Terá Participação do mds

Publicado em 08.05.2007 por Pauta Social

Ministério promove seminário sobre Saúde e Rio+20

Publicado em 15.05.2012 por Maxpress

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 24.06.2011 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade