A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) acaba de fechar uma inédita parceria com a Rede Globo de Televisão para o Criança Esperança. O projeto Pão da Esperança, como foi chamado, tem a proposta de integrar panificadoras de todo o país em prol de um objetivo: de pão em pão, juntar R$ 1 milhão para as ações da Unesco. O convênio entre as duas instituições já foi assinado e a expectativa da Abip é entregar o cheque à entidade no dia 16 outubro, quando será comemorado o Dia Mundial do Pão.
O dinheiro irá beneficiar 2.500 crianças carentes pelo período de um ano. No pão de açúcar n Rio de Janeiro, será montada uma padaria com pão de açúcar, a participação de cada padaria vai ser equivalente aos pães produzidos com um saco de farinha de trigo, ou seja, cerca de R$ 330, respeitando a diferença de preço por estado e região.
Para operacionalizar as doações, a Abip criou uma conta corrente com o nome Pão da Esperança, na qual cada panificador irá depositar a doação. A Abip criou um selo que será afixado nas padarias associadas que aderirem ao projeto para que o consumidor possa identificar a padaria e apoiar a ação. De acordo com o presidente da Abip, Alexandre Pereira, é muito importante que a população seja solidária. Cada um, de pão em pão, poderá participar desse projeto que irá ajudar muita gente e não vai custar nada a mais por isso, explica.
A expectativa é que no mínimo 3.000 padarias em todo o Brasil participem do Pão da Esperança. Mas sabemos que há um potencial muito maior que isso, já que em todo o país existem 52 mil panificadoras, detalha o diretor de marketing da Abip, Antônio de Pádua Moreira.
Para participar do projeto, as padarias devem assinar o Termo de Adesão e Responsabilidade, que pode ser acessado pelo site: www.abip.org.br.