Enviar

Pesquisa em 19 países mostra que maioria quer eleição direta para representante na ONU

Publicado em 29.01.2005 por Agência Brasil

Fabiana Vezzali

Enviada especial


Porto Alegre Cerca de 74% dos cidadãos entrevistados em 19 países da América, Europa, Ásia e Oceania gostariam de eleger diretamente seus representantes para a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU). Esse é um dos resultados da pesquisa do instituto Globe Scan divulgada durante o 5º Fórum Social Mundial. O levantamento avaliou a opinião de 19 mil pessoas sobre aspectos de uma possível reforma da ONU. Na Índia, Alemanha e Indonésia, por exemplo, mais de 80% da população aprovam a eleição direta.

Também 63% dos entrevistados se disseram a favor da criação de um novo Parlamento da ONU com poder equivalente ao da Assembléia Geral e representantes eleitos pelos cidadãos. Para 61% das pessoas, organizações não-governamentais, sindicatos e outros tipos de entidades deveriam ter um papel mais ativo nas Nações Unidas.

No Brasil, foram entrevistadas 800 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Brasília. A margem de erro da pesquisa no Brasil foi de 3,5% e nos outros países de 2,5% a 4%.


Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 29.01.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade