Enviar

Porto Alegre é Destaque em Premiação Voltada à Saúde Mental

Publicado em 17.10.2007 por Pauta Social

Os grandes vencedores das categorias Educacional e Meios de Comunicação, da quinta edição do Prêmio de Inclusão Social Saúde Mental, foram, respectivamente, o Projeto Vivendo e Reaprendendo e as reportagens do jornalista Léo Sant´Anna, da TV SBT, de Porto Alegre.

Os vitoriosos das quatro categorias (Clínica, Educacional, Defesa dos Direitos e Meios de Comunicação) da premiação foram anunciados na última quinta-feira, em evento solene, da indústria farmacêutica Eli Lilly do Brasil, com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Cada um recebeu a quantia de R$ 20 mil.

O prêmio tem como objetivo principal reconhecer, divulgar e incentivar atuações valiosas voltadas à inclusão social de portadores de esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão, assim como estimular a criação de novos projetos em todo o território nacional, que visem à reintegração social dessas pessoas.

A Comissão Julgadora do prêmio foi composta por renomados profissionais de diversas áreas, sob a presidência do psiquiatra Miguel Roberto Jorge, professor da Universidade Federal de São Paulo e ex-presidente da ABP. O conselho curador é formado pelo presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Josimar França; pelo presidente da Eli Lilly do Brasil, Gaetano Crupi, e por Mônica Serra, primeira dama do Estado de São Paulo.

Conheça um pouco sobre os vencedores de Porto Alegre:

Projeto Vivendo e Reaprendendo

Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses

Porto Alegre, RS

Formado por voluntários como artistas plásticos, artesões, aposentados etc, o Vivendo e Reaprendendo é um espaço para reabilitação social. Atende portadores de transtornos psíquicos graves, tais como esquizofrenia e transtorno bipolar, encaminhados por postos de saúde, hospitais psiquiátricos e consultórios particulares. As atividades do projeto tiveram início, em 1999, com radioterapia, artesanato e aulas de dança.

Léo Sant´Anna

TV SBT Canal 5

Porto Alegre, RS

São três reportagens. A primeira é sobre a questão dos doentes mentais nas ruas e a grande procura por albergues municipais. A segunda trata da superlotação dos hospitais psiquiátricos conveniados ao SUS, fato decorrente do aumento da procura de leitos para desintoxicação de dependentes químicos (quase 50%). Já a última faz um retrospecto sobre a questão da psiquiatria nos grandes manicômios. www.premiodeinclusao.com.br.

Páginas relacionadas

Projeto Escola no Porto Recebe Alunos Autistas

Publicado em 25.06.2007 por Pauta Social

All Service Realiza 1° Fórum de Responsabilidade Social

Publicado em 17.04.2006 por Pauta Social

Internet Gratuita Beneficia Unidades de Saúde e Escolas

Publicado em 19.02.2008 por Pauta Social

Unicred Porto Alegre Inaugura Unidade do Projeto Pescar

Publicado em 15.10.2009 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 17.10.2007 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade