Da Agência Brasil
Brasília Porto Alegre, Goiânia e São Paulo foram as cidades que registraram mais casos de câncer, tanto em homens quanto em mulheres. Os dados constam no quarto volume da série Câncer no Brasil Dados dos Registros de Base Populacional, que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou hoje (26).
A capital gaúcha foi o município com a maior média de incidência da doença no período analisado, entre 2000 e 2005. Entre os homens, foram registrados 404,16 casos por 100 mil habitantes. No público feminino, foram 286,18 por grupo de 100 mil.
Goiânia e São Paulo registraram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. A menor taxa de incidência foi observada em João Pessoa (182,42 entre os homens e 177,45 entre mulheres).
De acordo com a publicação, os tipos de câncer mais frequentes nos homens são os de pele (não-melanoma), de próstata e de pulmão. Já nas mulheres, os mais registrados são os de pele (não-melanoma), mama e de colo do útero. Outro dado da publicação, é que cerca de 44% do total de tumores registrados são do tipo chamado in situ que se tratado adequadamente tem chance de cura de quase 100%.
A pesquisa apresenta a incidência de diversos tumores em 17 cidades, sendo 16 capitais. Os dados têm o objetivo de identificar os principais tipos de câncer que afetam as populações das cidades que monitoram os casos da doença. As informações são usadas para planejar ações de prevenção e detecção precoce.
A divulgação da pesquisa marca as ações do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que será comemorado amanhã (27). A série Câncer no Brasil - Dados dos Registros de Câncer de Base Populacional foi lançada pela primeira vez em 1991. A expectativa é que a próxima publicação da série seja divulgada no prazo de cinco anos.
Edição: Talita Cavalcante