Responsabilidade social, publicidade e comunicação voltam a reunir, em Porto Alegre, em 2008, representantes de vários países durante o 5º Fórum Mundial de Comunicação Social, considerado o maior evento da área voltado a uma grande causa civil, social e humanitária. Realizado pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), o fórum irá debater o tema Ações de Sustentabilidade Ambiental entre profissionais e estudantes de marketing, propaganda, relações públicas e jornalismo. O evento tem como objetivo avaliar e estimular o crescimento do terceiro setor, transmitir conhecimentos de marketing e premiar peças e campanhas de publicidade social e de bem público. O 5º Fórum Mundial de Comunicação Social será realizado no dia 25 de março, das 8h às 20h, no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).
Conforme o presidente do fórum, publicitário e sócio-diretor da GlobalComm Comunicação, agência especializada em comunicação integrada de marcas, Alexandre Skowronsky, o evento tem um papel fundamental na consolidação de uma cultura pró-ativa em relação às questões sócio-ambientais. Nossa responsabilidade como cidadãos impõe a participação em ações e em projetos que possam decisivamente responder pela qualidade de vida de cada um de nós. Dessa forma, o fórum é uma ferramenta que coloca em nossas mãos oportunidades, discussões e alternativas em prol desses objetivos, destaca.
Para participar do fórum, os interessados devem efetuar, gratuitamente, as inscrições por no local do evento. Na abertura, às 8h, serão entregues os prêmios do Top Responsabilidade Social e do Prêmio Reportagem Social Latino-Americano em Jornais e Revistas, além dos vencedores entre as peças e campanhas publicitárias. A ALAP entregará também o Prêmio ALAP de Responsabilidade Social e o Prêmio Amazônia e anunciará os premiados pela ALAP/México, para veículos mais lembrados pela mídia mexicana. A entrega deste prêmio acontecerá na Edição Extra do Festival de Gramado México, no dia 16 de outubro, na Embaixada do Brasil na Cidade do México.
O fórum conta com diversos colaboradores para sua realização. São eles: Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Associação Rio-grandense de Propaganda (ARP), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado Rio Grande do Sul (Sapergs), Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro) e Conselho Nacional de Propaganda (CNP).
Programação
8h Abertura Solene Autoridades, Personalidades e Homenagem ao Patrono - Entrega dos Prêmios.
8h30min Painel: Contribuição da Mídia para a Sustentabilidade Ambiental
Conferencista: Ottoni Guimarães Fernandes Jr., Subsecretário Executivo de Comunicação do Governo Federal
Debatedores: Silvana Quanclio, Editora Analise de São Paulo e Bernadete Almeida Vale do Rio Doce
Presidente de mesa: Paulo Fona, Secretário de Estado de Comunicação do RS
9h30min Painel: Direito Ambiental e Sustentabilidade
Palestrantes: Carlos Otaviano Brener de Moraes, Secretário de Estado do Meio Ambiente, Beto Moesch, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre e João Luiz Vargas, Pres. Tribunal de Contas do RS
Debatedores: Leonardo Meneghetti, Bandeirantes e Júlio Ribeiro, Revista Press Advertising, Ercy Torma, presidente da ARI Associação Riograndense de Imprensa
Presidente de mesa: Luis Claudio Costa Presidente d