Priscila Rangel
Da Voz do Brasil
Brasília - Estão abertas até o dia 7 de outubro as inscrições para o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2005, uma iniciativa do governo federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade. O objetivo é incentivar e divulgar ações de prefeituras, universidades, pessoas físicas, organizações públicas e privadas que promovam o cumprimento das metas do milênio até 2015.
Os concorrentes vão ser divididos em três categorias: Governos Municipais, com destaque para ações de prefeituras que ajudem a defender os direitos do cidadão; Organizações, com experiências que contribuam para a promoção da cidadania; e Destaque, que vai homenagear uma pessoa ou entidade que esteja comprometida com os objetivos do milênio. As inscrições podem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br. Todas as prefeituras do Brasil vão receber um kit com o regulamento do Prêmio, que será entregue no dia 15 de dezembro.
Os oito objetivos do milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas são: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.