Enviar

Presidente do BNDES diz que banco poderá conceder empréstimo a possível investidor da Varig

Publicado em 18.04.2006 por Agência Brasil

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil


Rio O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, disse que o banco poderá vir a financiar o investidor que decidir aplicar recursos na Varig dentro do processo de recuperação judicial da empresa, desde que sejam preenchidos os pré-requisitos para se candidatar ao financiamento do BNDES, como apresentação de garantias e saúde financeira. O processo de recuperação foi aprovado no ano passado pelos credores da companhia aérea.

Ontem (17), Fiocca descartou a proposta formulada pela entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) de empréstimo consignado no valor de U$ 100 milhões, garantido pelos salários, por considerá-la "tecnicamente inviável".

Segundo explicou à Agência Brasil o diretor do TGV, comandante Jorge Figueiredo, o empréstimo solicitado ao BNDES seria injetado na nova unidade da Varig, uma espécie de filial operacional da empresa, cuja criação foi autorizada na semana passada pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. A nova unidade está prevista no plano de recuperação. "Todo o dinheiro que vier daqui para frente, e eu espero que venha logo, não importa de onde, será para ser aplicado nessa nova empresa criada a partir do plano", observou.

Na avaliação do comandante, a Justiça do Trabalho "botou em prática uma coisa que a administração da Varig não estava conseguindo, que era fazer o plano acontecer". Segundo ele, o que falta agora é "dinheiro para essa nova unidade funcionar".

Figueiredo destacou que essa é a meta do plano emergencial que o novo gestor da Varig, a consultoria americana Alvarez & Marsal, está tentando implementar. "E que a gente está disposto a turbinar, com a nossa participação no Aerus [fundo de previdência dos funcionários da Varig, atualmente sob intervenção da Secretaria de Previdência Complementar, do Ministério da Previdência]".

(Alana Gandra) IGC

Materias relacionadas:

Sindicato das empresas aeroviárias marca assembléia para discutir venda da Varig VarigLog deve apresentar nova proposta de compra da Varig na próxima semana, informa tribunal Parecer do Ministério Público sobre proposta da VarigLog pode sair hoje Justiça acha improvável receber hoje o parecer sobre proposta da VarigLog Sindicato entra com recurso contra decisão da Anac de transferir controle da VarigLog Juiz cancela assembléia de credores da Varig

© Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.

Páginas relacionadas

Investidores podem fazer nova proposta de compra da Varig

Publicado em 03.07.2006 por Agência Brasil

Varig apresenta ao governo federal plano de recuperação judicial

Publicado em 13.09.2005 por Agência Brasil

Varig ganha dois dias para avaliar nova proposta

Publicado em 26.06.2006 por Agência Brasil

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 18.04.2006 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade