Enviar

Presidente do STJ concede liminar e invalida Convenção do PMDB

Publicado em 14.12.2004 por Agência Brasil

Lilian Macedo

Repórter da Agência Brasil


Brasília - O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, concedeu hoje liminar a um pedido do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) para suspender a Convenção Nacional do PMDB, que aconteceu no domingo (12). Assim, o partido continua aliado à base governista.

Com a decisão, passa a valer outra liminar, a do desembargador Asdrúbal Lima, que suspendia a realização do encontro nacional do partido. Ela foi concedida no sábado e valeu até o fim da tarde de domingo.

O ministro derrubou a liminar até então vigente, concedida pelo presidente Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador José Jeronymo Bezerra de Souza, que permitiu a realização da convenção.

Na Convenção, ficou decidido que o PMDB sai da base governista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que o partido terá candidato próprio à Presidência da República em 2006.

Atualmente, o PMDB ocupa os ministérios das Comunicações, com Eunício Oliveira, e Previdência Social, com Amir Lando.

Na liminar, o ministro Édson Vidigal argumenta que "quem suspende ou cassa liminar deferida no segundo grau, em cautelares, é o presidente do Superior Tribunal de Justiça. Logo, o presidente do TJDF, em princípio, usurpou competência do presidente do Superior Tribunal de Justiça".

E continua: "Ao depois, não se tendo notícia se interposto o Agravo Regimental para impugnar a decisão liminar concedida no Agravo de Instrumento, utilizou-se da via expedita do mandado de segurança, como sucedâneo recursal, sendo que somente se admite sua impetração contra ato judicial, se manifestamente teratológica ou ilegal a decisão."

Segundo o presidente do STJ, "assim, num primeiro exame, próprio desta fase procedimental, vejo caracterizados os requisitos necessários a autorizar a concessão da medida pleiteada, razão pela qual DEFIRO a liminar, para suspender o ato impugnado".

Páginas relacionadas

José Dirceu participa da Convenção Nacional do Partido Verde

Publicado em 01.06.2003 por Agência Brasil

Presidente do TJDF cassa liminar que suspendia convenção do PMDB

Publicado em 12.12.2004 por Agência Brasil

Justiça autoriza realização da Convenção Nacional do PMDB

Publicado em 15.06.2002 por Agência Brasil

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 14.12.2004 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade