O curso de Ensino à Distância (EAD) da área social envolve atualmente 2.353 participantes. A iniciativa faz parte do programa Gestão Social com Qualidade, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Cerca de 7.200 pessoas foram inscritas no curso pelos gestores municipais de todo País e, destas, 6.200 já se matricularam. Oito novas turmas, com cerca de 150 alunos, serão abertas na próxima semana. Os 105 municípios que ainda não inscreveram os participantes precisam fazer esse processo até dezembro.
O objetivo do Gestão Social com Qualidade é buscar a máxima eficácia na aplicação dos recursos não só financeiros como também humanos. O trabalho, realizado pelo MDS em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o consórcio Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam)/Unicarioca, visa qualificar os profissionais em novas práticas e tecnologias para atender com eficiência a população e promover a integração de diversas ações.
A iniciativa tem por objetivo capacitar até 2008 cerca de 14 mil técnicos de estados e municípios que atuam em funções relacionadas à implementação e ao aperfeiçoamento do Bolsa Família (na Gestão do Cadastro Único), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Programa de Apoio Integral à Família (PAIF).
A capacitação à distância é dividida em seis módulos. O módulo 1 Base do Modelo Brasileiro de Proteção Social Não Contributiva é obrigatório a todos os participantes. Os outros módulos são: Cadastro Único de Programas Sociais; Gestão e Implementação do Bolsa Família; Gestão do SUAS; Estruturação e Implementação do Acompanhamento Familiar e de Serviços Socioeducativos; e Articulação de Programas Complementares.
Além das informações via internet, os participantes recebem material impresso e CD-ROM. Eles também são acompanhados por especialistas na área social indicados pela Universidade Carioca. A capacitação a distância será considerada curso de extensão.
Mais de 1.500 municípios e 23 Estados indicaram participantes. O ideal é que todas as cidades tenham representantes nos cursos de capacitação à distância para atender a população brasileira com eficiência e promover a integração das políticas públicas. Os municípios e Estados que ainda não fizeram as inscrições devem visitar o espaço acesso restrito à esquerda no portal http://ead.mds.gov.br.