Enviar

Projeto Re-Percussão Trabalha Arte e Educação com Jovens

Publicado em 03.07.2009 por Pauta Social

Desde fevereiro, um projeto vem mudando o ânimo dos jovens do bairro Lagamar, em Fortaleza (CE). Trata-se do Re-percussão, trabalho desenvolvido e executado pela Fundação Marcos de Bruin (FMB), através do Multiplicadores de Música, grupo que busca a inclusão sociocultural dos jovens do Lagamar.

A Fundação já trabalha com música há seis anos. No entanto, sentindo a necessidade de implementar o lado musical e vendo que a música atraia os jovens para dentro da instituição, desenvolveu o Re-percussão. Neste projeto, 20 jovens de 15 a 29 anos aprendem a construir tambores artesanais e participam de oficinas de percussão.

"A ideia de reunir o profissional com o cultural está dando muito certo, pois a música está servindo também como uma maneira de refletir sobre algumas questões sociais com os jovens da comunidade", explica Alex Marques, coordenador de projetos da Fundação.

O projeto, que tem a duração de seis meses, é dividido em duas etapas: a primeira, que consiste na produção das alfaias (tambores artesanais), já aconteceu; e a segunda, momento em que os jovens participam das oficinas de percussão, está em andamento. Durante este tempo, os participantes estão reforçando os conhecimentos sobre a história da cultura popular nordestina e aprendendo ritmos musicais.

Nas segundas e quartas os jovens recebem os conhecimentos teóricos na sede da Fundação. Já na sexta-feira é o momento de colocar as lições em prática. De acordo com Alex, por falta de estrutura, os jovens músicos precisam ensaiar na rua. "Este ensaio acabou criando uma grande interatividade com a comunidade e chamando a atenção de outros jovens para o projeto", comenta.

Os jovens músicos do Re-percussão tiveram a oportunidade de apresentar seus conhecimentos durante o II Festival de Juventude do Nordeste, realizado em Quixadá, pela Rede de Jovens do Nordeste e pela Escola de Formação Quilombo dos Palmares, de 30 de abril a 3 de maio de 2009.

De acordo com Alex, no final do Re-percussão, os jovens serão Multiplicadores de Música e terão o compromisso de passar seus conhecimentos para 20 jovens da Cidade de Deus que, por sua vez, irão formar mais 20 jovens do Conjunto Habitacional Nossa Senhora de Fátima. Ao final desse processo, que deve durar três anos, os músicos irão para o Cariri participar de uma vivência cultural.

A realização deste projeto foi possível por meio da aprovação junto ao Fundo da Rede Jovens do Nordeste. Atualmente, a Fundação Marcos de Bruin aguarda aprovação do processo seletivo da Brazil Foundation, tendo sido a única entidade que trabalha com cultura no Ceará a ser selecionada para a última etapa. O Re-percussão funcionou ainda como um projeto piloto para aprovação dos Pontos de Cultura no Ceará.    

A Fundação Marcos de Bruin foi fundada em 1992, no bairro Lagamar e recebeu este nome em homenagem ao esforço e dedicação de um jovem alemão à comunidade.

Páginas relacionadas

1º Encontro dos Jovens do Projeto Pescar Região Serrana

Publicado em 10.10.2005 por Pauta Social

Tim e ipa em Parceria para Formação Musical de Estudantes

Publicado em 25.09.2006 por Pauta Social

Primeiro Passo para o Futuro em Projeto da Aabb

Publicado em 13.02.2008 por Pauta Social

6º Encontro Regional dos Jovens do Projeto Pescar

Publicado em 24.10.2005 por Pauta Social

Atividades do Tim Música nas Escolas Recomeçam no RS

Publicado em 09.03.2007 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 03.07.2009 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade