Enviar

Projeto Unicampo da Ufcg Discute Ações para 2005

Publicado em 24.02.2005 por Pauta Social

O Projeto Unicampo - Universidade Camponesa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), reunirá no próximo sábado (26), na Escola Agrotécnica de Sumé (PB) seus parceiros institucionais e seus educandos com a finalidade de discutir as diretrizes para a continuidade das ações do projeto no Cariri paraibano durante o ano de 2005.

Pela manhã, a partir das 10h, a coordenação executiva do projeto fará uma primeira reunião com seus parceiros: Prefeitura e Secretaria de Educação de Sumé, Projeto Dom Hélder Câmara, Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Fórum de Educação do Cariri, Centro Caririzense de Educação, Pesquisa e Assessoria Sócio-Ambiental (CCEPASA) e diretoria da Escola Agrotécnica de Sumé (EAS).

À tarde, às 14h, uma segunda reunião está marcada com os alunos do projeto com o objetivo de definir o cronograma das atividades. "Estaremos discutindo com os parceiros e educandos questões relativas à continuidade das atividades do Projeto Unicampo e a estrutura do 3º Curso de Extensão em Desenvolvimento Local Sustentável. Também iniciaremos um processo de articulação em torno da idéia de criação de um campus da UFCG no Cariri, especificamente na cidade de Sumé", disse o professor Márcio Caniello, coordenador geral do Projeto.

Outro ponto de discussão a ser colocado em pauta nas reuniões será a elaboração de projetos produtivos para aplicação em comunidades rurais e assentamos do Cariri paraibano, baseados nas pesquisas desenvolvidas em 2004 por alunos e professores do Unicampo, através dos temas: Recursos Naturais, Sistemas Produtivos, Capacitação, Educação, Produção Cultural e Turismo, e Pesquisa Social em Assentamentos da Reforma Agrária.

Neste sentido a equipe do Unicampo já está desenvolvendo, em parceria com a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no âmbito do Projeto Terra Sol, dois projetos produtivos, sendo um com a temática voltada para o turismo e outro sobre manejo florestal.

O 3º Curso de Extensão em Desenvolvimento Local Sustentável terá disciplinas instrumentais em Expressão Oral e Escrita, Gestão de Conflitos, Gestão Administrativa do Empreendimento Rural, Oficina e Oficina de Vídeo e Fotografia. Página eletrônica do Projeto: www.unicampo.tk.

Páginas relacionadas

Programa Mais Educação

Publicado em 07.05.2007 por Ministério da Cultura

Anj Discute Mídia e Educação em Fortaleza

Publicado em 06.07.2007 por Pauta Social

Projeto Impulsiona Área Social em 4 Cidades

Publicado em 04.01.2010 por Pauta Social

Escolas Adotam Projeto Por uma Educação Libertadora

Publicado em 18.02.2011 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 24.02.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade